É um sapo de água de barriga laranja, chama-se Romeu e foi considerado como sendo possivelmente o último sapo de água vivo da espécie Sehuencas.

O sapo mais solitário do mundo - que está alojado num museu na Bolívia - ganhou fama quando um grupo de ambientalistas lhe criou um perfil num site para encontrar a alma gémea.

No perfil, o sapo Romeu diz que é solteiro, que não tem filhos, mas mostra-se "definitivamente" disponível para ser pai.

E já existe uma pretendente para Romeu: Chama-se Julieta (em referência à obra de William Shakespeare), foi encontrada o mês passado numa floresta da Bolívia e vai tentar derreter o coração de Romeu num encontro às escuras planeado para o Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro.

A ideia é romântica mas o objetivo é muito sério: salvar a espécie Sehuencas, que se encontra em vias de extinção.

Tudo começou quando o Museu de História Natural Alcide d'Orbigny da Bolívia se associou à Global Wildlife Conservation para angariar dinheiro para a procura de uma companheira para Romeu.

Desde aí, os esforços para encontrar uma namorada para o sapo prosseguiram e foi feita uma expedição à procura de rãs  - a cargo da zoóloga Teresa Camacho e da sua equipa - pela floresta nublada da Bolívia.

"Estávamos cansados e desapontados", admite Teresa, que acredita que as alterações climáticas e a contaminação dos cursos de água foram as responsáveis pela situação crítica de extinção do sapo Sehuencas.

Mesmo assim, a equipa não parou até encontrar uma pretendente para Romeu e foi através da descoberta de uma pequena cascata de água que chegaram até a um habitat de sapos de água de barriga laranja.

Aí, encontraram quatro sapos - dois femininos e dois masculinos. Dos dois animais do sexo feminino, apenas Julieta está apta para ser a parceira de Romeu, tendo em conta a sua idade.

Julieta está de quarentena enquanto é alvo de testes para ter a certeza de que é saudável e de que não possui um fungo que é responsável pela morte de populações inteiras de rãs.

Agora só falta que os opostos se atraiam, isto porque Romeu é um sapo tímido, que gosta de comer e é bem constituído, enquanto Julieta é extrovertida e cheia de energia (tendo já tentado escapar do tanque onde se encontra).