O Facebook vai lançar novos dispositivos do Portal, o seu smart speaker com vídeo-chat, no outono de 2019. Numa conferência da Recode no Arizona, o vice-presidente Andrew Bosworth confirmou ainda que as vendas do Portal, apresentado em outubro de 2018, têm sido “bastante boas”, embora não tenha revelado números.

O dispositivo esteve envolto em alguma polémica, uma vez que o seu lançamento coincidiu com o momento em que o Facebook enfrentava o escândalo relacionado com a divulgação de dados pessoais no caso Cambridge Analytica. Como tal, a criação de um equipamento destinado a viver em casa dos utilizadores, com câmaras e microfones ligados 24 horas por dia, foi recebida com desconfiança. No entanto, o anúncio do desenvolvimento de novo hardware demonstra que o Facebook mantém a aposta no conceito do Portal, independentemente da controvérsia que este possa gerar.

tek Portal

Mark Bosworth afirmou ainda que acredita que o Portal teve um impacto enorme na indústria, mencionando outras empresas que estão agora a desenvolver igualmente smart speakers com ecrãs e câmaras embutidas. O primeiro Portal está disponível em dois tamanhos e não se sabe ainda qual será o formato da nova versão, mas segundo a Tech Crunch poderá ser uma box de TV com a funcionalidade de vídeo-chat adicionada ao televisor do cliente.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.