A edição de junho de 2019 do Ericsson Mobility Report prevê que o 5G atinja um total de 1,9 mil milhões de subscrições, à escala global, até ao fim de 2024. Estes números revelam uma subida em relação aos 1,5 mil milhões mencionados na edição de novembro de 2018, o que representa um aumento de quase 27%.

A rápida adesão à quinta geração fez com que outras previsões fossem igualmente revistas em alta. Assim, espera-se que a cobertura de 5G abranja 45% da população mundial até ao fim de 2024, podendo mesmo chegar aos 65%, uma vez que a tecnologia de partilha possibilita a implementação do 5G em bandas de frequência LTE.

5G pode fazer qualidade das previsões meteorológicas recuar duas décadas
5G pode fazer qualidade das previsões meteorológicas recuar duas décadas
Ver artigo

Espera-se que a adesão a subscrições de 5G seja mais rápida na América do Norte, com cerca de 63% das subscrições móveis antecipadas nesta região a ter origem no 5G, até 2024. Segue-se o nordeste asiático (47%), enquanto a Europa ocupa o terceiro lugar neste ranking (40%).

Prevê-se que smartphones para todas as principais bandas de espetro cheguem ao mercado no decorrer deste ano. Com a disponibilidade crescente de dispositivos 5G e a ativação de mais redes, estima-se um total de mais de 10 milhões de subscrições de 5G a nível global até ao fim de 2019.

O Ericsson Mobility Report revelou ainda que o tráfego total de dados móveis continuou a disparar a nível global no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 82% face ao ano anterior. Prevê-se que atinja 131EB por mês até ao fim de 2024, período em que se estima que 35% desse tráfego seja proveniente de redes 5G.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.