Uma calculadora especial, uma espécie de fita métrica e uma sugestão para substituir o despertador pela meditação fazem parte do conjunto de apps que selecionamos nos últimos dias. E também tem jogos bem divertidos, podendo ser o “guardião” de um balão, um "rapaz bala" ou um copo sedento de água. A escolha é sua.

Rise Up: Torne-se o “guardião” de um balão

Um jogo de perícia que desafia os jogadores a protegerem um balão a subir em direção ao céu. Se furar é “game over”…

Simplicidade, diversão e vício são os adjetivos que descrevem Rise Up, um jogo em que o jogador assume o controlo de um “ponto” no ecrã com a missão de desviar todos os objetos que caiam em cima de um balão. Parece simples, mas esta proposta é realmente desafiante, isto porque o balão nunca se move durante o seu percurso até à estratosfera, terá de deslizar o dedo para afastar os objetos da frente do frágil objeto.

O que torna o jogo divertido é que os níveis são compostos por objetos de formas diversas, com uma física de comportamento realístico. Assim, se “choverem” alfinetes, terão de os sacudir da frente, mas com a atenção de não fazerem ricochete entre si e voltarem a ser uma ameaça. Por vezes pode utilizar objetos maiores para fazer de escudo, mas ainda assim não muitos os malabarismos para manter o balão inteiro.

A cada nova partida os níveis baralham os obstáculos, por isso nunca saberá o que vai encontrar pela frente. Nesse sentido, Rise Up é daqueles títulos onde perdura o pensamento “só mais uma partida”. Poderá fazer o download do jogo na versão iOS ou Android.

A app MyScript Calculator é para quem gosta de usar papel e caneta quando faz contas

Nesta aplicação o ecrã do smartphone “serve” de folha de papel e os dedos servem de caneta - ou de lápis, consoante o gosto de cada um.

Esta calculadora de texto escrito interpreta dinamicamente tudo o que é feito no ecrã. Escrevendo determinado cálculo, a aplicação mostra depois o resultado em tempo real.

Pode desenvolver o cálculo mais detalhadamente com gestos de edição ou adicionando novos elementos em qualquer lugar. Também pode reutilizar resultados anteriores com a ação de arrastar e soltar.

Além das operações básicas de +, -, ×, ÷, /, ·, :, a app permite potências, raízes, exponenciais, Parênteses, Trigonometria, Trigonometria inversa, Logaritmos, e Constantes, entre outras operações.

A MyScript Calculator está disponível para iOS por 3,49 euros. Também tem uma versão para Android, neste caso gratuita.

Troque o seu despertador por uma app... de meditação

Nem vale a pena falar dos benefícios de um sono descansado para a saúde e bem estar. E de um acordar suave?

O despertador é uma das formas mais anti naturais de acordar, e é um dos dispositivos mais odiados por muita gente. Mas é eficiente, e existem vários sistemas que tentam juntar o melhor das suas funcionalidades com sistemas mais suaves para despertar, como música ou luz que vai aumentando de intensidade.

E que tal experimentar um sistema baseado em meditação? Esse é o objetivo da Beditation, uma app que quer ajudar a melhorar a forma como adormecemos mas também como acordamos, substituindo o despertador pelo uma meditação matinal.

Basta escolher à noite a banda sonora com que quer adormecer e de manhã o tipo de objetivo com que quer acordar, entre opções grátis e pagas. Uma voz vai guiá-lo na meditação para um acordar mais natural.

Vale a pena experimentar, mas provavelmente é melhor colocar um segundo sistema de despertar se tem mesmo de cumprir um horário.

A app está disponível de forma gratuita para plataformas iOS e Android.

Bullet Boy, um "rapaz bala" ao seu serviço para ajudá-lo a combater os momentos de tédio

Apresenta-se como o jogo mais divertido do ano e, presunção à parte, até pode não andar longe disso. Nesta aventura num mundo flutuante controla um jovem mas corajoso protagonista, que é lançado de canhão em canhão.

Bullet Boy é um menino destemido que terá de juntar os pedaços que faltam de algumas estátuas misteriosas, enquanto corre a toda a velocidade para escapar a um tornado mortal e a outros perigos circundantes, desde pássaros a máquinas estranhas.

Ao longo das mais de 60 fases, há alturas em que terá de tocar no ecrã para esquivar-se de objetos ou fazer pontaria com cuidado para chegar ao próximo canhão. Também tem itens especiais para desbloquear que lhe dão a oportunidade de voar pelos céus para fugir de vários obstáculos de uma só vez e chegar ao seu objetivo.

 Bullet Boy é gratuito, mas com elementos disponíveis  para compra. Tem versão para dispositivos Android e versão para dispositivos iOS.

Happy Glass: Encha de água e torne o copo feliz (pelo menos neste jogo)

Quando está vazio o copo fica triste e por isso, o objetivo é encher o recipiente para que regresse o seu sorriso.

Happy Glass é mais uma proposta de jogos de perícia e puzzles para resolver que são divertidos e desafiantes. Para completar os níveis terá de encher um copo com água e para tal terá de conduzir o líquido através de linhas desenhadas no ecrã.

Embora tenha um conceito simples, os níveis tornam-se crescentemente mais complexos, obrigando em muitas situações a utilizar soluções criativas para tentar obter as três estrelas, do pleno. As linhas podem ser desenhadas livremente, não existindo limitações ou locais predefinidos.

No entanto, cada nível apresenta diferentes obstáculos que devem ser contornados, entre eles esferas que empurram o copo da direção oposta da torneira ou requerem a condução do líquido pelo labirinto criado por palhinhas, por exemplo. A física dos obstáculos também atua ns interferência com a água, dificultando o objetivo.

Até agora já foram lançados mais de uma centena de níveis, mas o estúdio continua a alimentar o jogo com mais conteúdos. Pode fazer o download na versão Android e iOS.

Precisa de medir alguma coisa? Há uma app feita para isso

Nem sempre há uma fita métrica à mão quando é preciso fazer medidas para um sofá novo, ou para verificar o espaço que sobra no escritório onde quer colocar uma secretária. Mas o telemóvel pode ajudar.

A app Measure permite medir a altura e largura de um objecto em superfícies planas, no sistema métrico ou imperial, a unidade inglesa. Pode tirar uma foto da localização com a indicação da medida e copiar os dados para o clipboard e usar noutra aplicação qualquer.

Se este fim de semana tenciona remodelar, arrumar ou (re)decorar, esta pode ser uma das boas apps para trazer no bolso. A aplicação usa a tecnologia de realidade aumentada (AR) do Android e é uma das muitas que a Google desenvolveu para mostrar o potencial deste tipo de tecnologia.

Se movimentar o seu smartphone com a app ligada vai poder medir as várias superfícies ou objetos, e usar as ferramentas de distância ou elevação e ajustar ao local que quer medir.

Claro que os dados são estimativas, e falham sobretudo quando as superfícies não são planas, mas é uma ajuda importante em muitas situações.

A app Measure é gratuita e está disponível na loja Google Play para Android.