Utentes em todos os municípios de Santo Antão, mesmo nos centros urbanos, têm estado a reclamar, com insistência, das “péssimas condições” em que o sinal da televisão pública chega às casas, sendo que em muitas zonas, como Alto Mira, Garça, Caibros, Cruzinha, Figueiras, Cruz, Chã de Pedra, o sinal nem chega.

“É verdade. Por exemplo, na zona de Garça, o único sinal da TCV que aparece é na factura da Electra (empresa de electricidade), obrigando os utentes a pagarem, mensalmente, um serviço de que não usufruem”, queixa-se Joana Silva, do vale da Garça.

À Inforpress, a Cabo Verde Broadcast, empresa responsável pela implementação e gestão de toda infra-estrutura de TDT no país, esclareceu, recentemente, que Santo Antão é a ilha que apresenta “maiores dificuldades” na instalação da Televisão Digital Terrestre, o que tem atrasado a conclusão do processo, que, entretanto, pode ficar finalizado ainda este ano.

Conforme a Cabo Verde Broadcast, o processo em Santo Antão está mais atrasado por causa das dificuldades de acesso para a instalação de antenas em vários sítios, além do facto de, em alguns pontos da ilha, não haver energia eléctrica.

Outro problema tem que ver com a obtenção de terrenos para construção de centros emissores, devido aos constrangimentos na identificação dos proprietários ou a regularização das propriedades, o que tem dificultado o andamento do processo

A maioria dos concelhos já têm instalado antenas de TDT, sendo a cobertura nacional a ultrapassar os 75 por cento (%).
Santo Antão, dada a sua orografia, terá 17 pontos de acesso a TDT, num investimento a rondar os 20 mil contos.

Segundo Cabo Verde Broadcast, já em alguns sítios é possível captar o sinal da TDT, mas as características da própria ilha exigem a criação de vários pontos de acesso em todos os três municípios, mas tudo está bem encaminhado para que, ainda em 2019, toda a ilha tenha acesso ao sinal da televisão digital.

A TDT é uma tecnologia moderna e avançada, com um conjunto de vantagens, com destaque para melhor qualidade de som e imagem, acesso a um conjunto de funcionalidades avançadas da televisão, possibilidade de ter acesso ao sinal da rádio, recepção portátil e móvel de sinais de TV e, também, possibilidade de ter acesso a um maior número de canais.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.