Abraão Vicente, que iniciou hoje uma visita de dois dias a Santo Antão, disse que a previsão da Cabo Verde Broadcast (CVB) é de que, até finais deste ano, todos os sites que estão em construção estejam concluídos.

O ministro admitiu que houve "algumas dificuldades" com a localização e compra dos terrenos para a construção dos sites, facto que tem atrasado o processo em Santo Antão, ilha que está "na última fila" das regiões em termos de fecho do sinal analógico.

Em todo o caso, Santo Antão terá, dentro de poucos meses, uma "cobertura 100%" de TDT, segundo o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, que informou que, assim que os equipamentos estiverem instalados o seu ministério firmará um acordo de colaboração com as câmaras municipais com vista a apoiar "as  famílias mais carenciadas" a disporem do sinal digital.

Entretanto, grande parte do município do Porto Novo já consegue captar o sinal da TDT.

As características da própria ilha exigem a criação de vários pontos de acesso em todos os três municípios, onde estão a ser instalados 17 pontos de acesso.

A CVB é a empresa criada para, em regime de concessão, fazer a prestação do serviço de agregação dos conteúdos, do transporte, da distribuição e da difusão do sinal de televisão.

JM/HF

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.