A Google vai dar esse poder aos criadores de aplicações, mas as versões APK das mesmas vão continuar disponíveis na internet.

Embora o Tek tenha noticiado na passada segunda-feira que a aplicação do Netflix deixaria de poder ser instalada em smartphones Android com root, as restrições, afinal, vão poder estender-se a todas as apps da Play Store.

De acordo com o Android Police, a Google vai permitir aos programadores que escolham se querem, ou não, que as suas aplicações estejam disponíveis para download a utilizadores com root.

Aos criadores estará agora disponível uma nova opção chamada "SafetyNet exclusion" que pode ser utilizada para prevenir a instalação das suas criações em "equipamentos que falhem testes de integridade ou que não estejam certificados pela Google". Nesta lista poderão incluir-se telemóveis com root e aqueles que estejam a correr ROMs personalizadas.

Ao contrário do que foi inicialmente avançado, o Netflix pode estar a recorrer a esta nova funcionalidade.

Apesar de criar o constrangimento de "bloquear" parte da loja de aplicações da Google a alguns utilizadores, a verdade é que as versões APK das mesmas apps que ficam agora "seladas" continuam disponíveis na internet para qualquer pessoa.

SAPO Tek