Numa altura em que os portugueses são incentivados a ficar em casa, de forma a aliviar o perigo de contágio do coronavírus, há que se manterem ocupados com atividades. E o smartphone pode ser um excelente companheiro para passar os tempos mais entediantes. O SAPO TEK reuniu algumas novas aplicações para instalar no smartphone.

Uma das propostas é um jogo, um RPG de ação que convida os jogadores a explorar masmorras à procura de tesouros. Sugirimos também uma aplicação para ajudar na concentração, sobretudo se estiver em teletrabalho, em casa. E no caso de necessitar procurar melhor sinal de rede móvel e wi-fi, sugerimos uma aplicação que mede a qualidade no local onde se encontra.

Fique com a lista completa das sugestões de apps para iOS e Android.

Google Duo agora tem vídeo em 1080p mas é só para quem tem 5G

A aplicação de videochamadas da Google já foi considerada o Facetime para Android e tem agora uma versão de vídeo em HD.

O "feito" foi anunciado hoje pela Google no Twitter, associando a qualidade das chamadas de vídeo em 1080p ao 5G e ao Galaxy S20 da Samsung.

A app da Google tem vindo a ser melhorada e suporta chamadas de grupo, até 8 pessoas, permitindo ligar utilizadores de Android e iOS, no telemóvel e no computador. Tal como num atendedor pode deixar mensagens de vídeo, mesmo com baixa luminosidade consegue gravar a imagem, mas se pretender pode também fazer chamadas apenas de voz.

A aplicação é uma alternativa ao WhatsApp ou ao Messenger do Facebook e pode ser descarregada gratuitamente da loja Google Play para Android, e da App Store para iOS.

AnimA ARPG é um clone frenético de Diablo para jogar na palma da mão

Este RPG de ação inspira-se no formato dungeon crawler, incentivando os jogadores a derrotar monstros e a encontrar equipamento mais poderoso.

Os fãs de jogos RPG de ação, tipicamente apelidados de dungeon crawler, têm em AnimA ARPG uma proposta intensa e frenética. O jogo inspira-se nos títulos da velha guarda, como Diablo, oferecendo uma perspetiva isométrica, com uma jogabilidade frenética.

O jogo oferece mais de 40 níveis em cenários sombrios, seja o abismo do inferno, repleto de demónios e outros monstros, a florestas inspiradas nos mundos de fantasia tolkiana. Os jogadores podem escolher diferentes especializações para a sua personagem, desde a classe feiticeiro, arqueiro ou guerreiros de espada e escudo.

Os monstros chacinados contabilizam para a experiência das personagens, concedendo um leque de 45 habilidades para compor uma build única, e dessa forma moldar a experiência de ação ao gosto de cada um. Mediante a escolha das habilidades, as personagens podem mesmo aceder a um sistema de multi-class, combinando os melhores poderes de cada classe. Claro que tudo só faz sentido se estiverem equipados a rigor, por isso, encontre espadas e armaduras lendárias para tornar a personagem ainda mais poderosa.

AnimA ARPG está disponível gratuitamente em versões iOS e Android.


Quer saber a que horas é o nascer e o pôr do sol? A app Daff Lua dá uma ajuda

A aplicação gratuita para Android disponibiliza informação sobre o Sol, mas também sobre futuros equinócios, solstícios e eclipses, por exemplo.

Se gosta de "caçar" o nascer e o pôr do sol a app Daff Lua pode ser uma boa opção. A aplicação dá-lhe a conhecer os horários de ambas as fases do dia, mas também pode ter acesso a informações sobre a Lua e outros planetas em tempo real.

Lua, Sol, planetas, esfera, céu e órbitras são as várias secções da app constantemente atualizada. Aqui pode ter acesso a vários dados, entre os quais a altitude, o trânsito e a distância.

Para além disso, a Daff Lua disponibiliza ainda o horário específico do nascer e do pôr do sol, tanto o de hoje como os próximos. Esta sexta-feira, por exemplo, e de acordo com a aplicação, o sol irá nascer às 06h50 e pôr-se às 18h42. Mas também tem acesso a um arquivo com as horas dos dias anteriores.

Aos mais curiosos em relação à Lua, a app disponibiliza informações, acompanhadas de imagens ilustrativas, das suas diferentes fases. E, tal como acontece com o Sol, os dados podem ser consultados relativamente ao dia de hoje, ou, se preferir, pode espreitar as informações de fases anteriores ou, inclusive, futuras.

Com esta aplicação fica também mais fácil acompanhar eclipses, equinócios e solstícios, estes dois últimos com informação até 2029. Ao ativar as notificações será certamente difícil deixar escapar estes momentos.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android na Google Play Store.


Ponha o smartphone a ler rótulos com a ajuda da app Ingred

Os rótulos contêm informação importante sobre os componentes ou ingredientes de determinado cosmético ou alimento, mas nem sempre são fáceis de decifrar. Com a Ingred basta tirar uma foto.

Alimentos e cosméticos têm rótulos que apresentam o descritivo da sua composição, embora não seja fácil perceber os ingredientes ou componentes que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. É aí que aplicações como a Ingred podem ajudar.

A partir de uma foto tirada com o smartphone, a app vai ler a composição do produto em causa e, com base no cruzamento de dados provenientes de várias fontes, apresenta os resultados apurados.

É que a Ingred centra-se no fornecimento de informação sobre substâncias prejudiciais. A aplicação separa os ingredientes de três formas: identificado com verde quando é tolerável, com cor de laranja quando apresenta alguma possibilidade de alergia ou vermelho quando é toxico ou nocivo.

A Ingred é gratuita e está disponível tanto para dispositivos Android como terminais iOS.


Farto de notificações que perturbam a produtividade? Dê paz ao smartphone com a Daywise

A Daywise pode ser um útil aliado dos trabalhadores que, devido à pandemia de COVID-19, se vêm obrigados a trabalhar em casa. A aplicação poderá ajudá-los a “separar as águas” e manter os momentos de descanso reservados verdadeiramente ao repouso.

A Daywise é uma aplicação criada em parceria com o Behavioral Economics Lab da Duke University, nos Estados Unidos, que o poderá ajudar a manter a sanidade mental quando o seu smartphone não o deixa ter um momento de paz.

A aplicação permite controlar o fluxo de notificações recebidas no smartphone, criando uma espécie de “caixa de correio” onde o utilizador as poderá ler quando for conveniente. Para garantir que não perde mensagens importantes, a Daywise permite definir diferentes prioridades entre as aplicações. Se não quer perder uma chamada da sua cara-metade, dos seus amigos ou até mesmo do seu chefe, pode definir certos contactos como prioritários.

Se é um dos muitos trabalhadores que, devido à pandemia de COVID-19, se vê obrigado a trabalhar em casa, a Daywise poderá ajudá-lo a “separar as águas” e manter os momentos de descanso reservados verdadeiramente ao repouso.

Além disso, a aplicação permite aos utilizadores verificar quanto tempo passam nos seus dispositivos móveis e estabelecer limites de utilização diários para que possam desfrutar mais do lado menos digital da vida.

Para já, a aplicação gratuita está apenas disponível para dispositivos com sistema operativo Android. Os utilizadores que querem garantir que são produtivos mesmo em tempos de pandemia podem encontrar a Daywise na Play Store.


Esta ferramenta permite verificar qualidade de sinal de rede móvel e Wi-Fi

Chama-se netBravo e foi desenvolvida pelo Joint Research Center da Comissão Europeia para permitir aos cidadãos europeus verificar a qualidade do sinal das redes Wi-Fi, 4G e 3G em toda a Europa.

A netBravo permite validar diferentes variáveis, como a potência do sinal, velocidade e canal utilizado, e coloca tudo num mapa com diferentes cores consoante os registos. É ainda possivel fazer uma análise de Speed Test para verificar a velocidade de download e upload a cada momento.

Os dados servem nas localizações identificadas mas permitem também ter uma visão sobre o que se passa por toda a Europa, a nível das redes wireless e ligações móveis, sendo uma ajuda também para quem viaja. Segundo os números, já foram feitas mais de 6 milhões de verificações de velocidade das redes móveis e 15 milhões de Wi-Fi.

A informação está disponível em formato open data para quem quiser usar os dados para outras plataformas.

netBravo pode ser acedida através do browser ou pode descarregar a app para iOS e Android. São ambas gratuitas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.