A Cidade da Praia acolhe, terça-feira, uma conferência internacional subordinada ao tema “Fake news & fact checking – desafios à informação digital nos novos media”, numa iniciativa da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).

O evento, de acordo com a organização, será transmitido “online” e em simultâneo nas cidades de Lisboa (Portugal), Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e São Tomé Príncipe, e vai debater a facilidade com que se propaga a informação falsa, como é partilhada e o seu efeito na sociedade em geral.

“Perante esta realidade, o que podem os jornalistas fazer para combater este “vírus” de informação falsa? Que cuidados devem ter? Que ferramentas possuem para certificar a autenticidade do que é apresentado, dito ou escrito? (…) A falta de investimento está já a originar uma perda de qualidade?”, refere a mesma fonte.

A conferência, promovida em parceria com uma empresa de telecomunicações, vai ser ministrada pelo subdiretor de informação e responsável da área digital da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), Alexandre Brito, e moderada pelo diretor institucional da estação pública portuguesa, José Lopes de Araújo.

A AICEP é uma associação internacional científica e técnica, de carácter não-governamental e sem fins lucrativos.

Tem por objetivo promover o estreitamento das relações entre os seus membros, de modo a contribuir para a harmonização, desenvolvimento e modernização das comunicações, no âmbito das respetivas organizações, incluindo o apoio direto e efetivo a programas e projetos nos países em desenvolvimento de língua portuguesa. 

SAPO c Inforpress