Ribeira Fria, Bolona, Ribeira dos Bodes e Pascoal Alves são as localidades que ainda reclamam a cobertura da rede móvel no interior do município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

Segundo o morador Adilson Silva, Ribeira Fria está isolada há quase dez anos, desde que o posto telefónico fixo, instalado no local nos anos 90, deixou de funcionar, lembrando que os habitantes dessa localidade têm vindo, insistentemente, a pedir a cobertura de rede móvel.

A falta de telefone, além dos transtornos causados à população, tem condicionado, também, o turismo que desponta nessa comunidade, informou este morador, adiantando que a falta de uma estrada condigna piora o problema de isolamento da Ribeira Fria, com grandes potencialidades agrícolas.

O populado da Ribeira dos Bodes, com 300 habitantes, reclama, também, melhorias a nível de cobertura da rede móvel, assim como Pascoal Alves, uma zona com 15 famílias, encravada no Norte do concelho do Porto Novo.

Desprovida ainda da rede móvel está, igualmente, a localidade de Bolona, na zona Norte, cuja população tem vindo a alertar para o “abandono” dessa comunidade, onde residem 20 famílias.

“Não temos telefone, nem água e nem luz elétrica. Bolona foi esquecida no tempo”, alertaram alguns moradores, informando que o acesso à esse povoado faz-se, também, com “muitas dificuldades”.
Porto Novo tem uma boa cobertura de rede móvel, faltando apenas abarcar essas zonas para que o concelho fique totalmente coberto.

SAPO c Inforpress