O verão está à espreita, pelo menos o calor já se faz sentir, e depois de semanas em confinamento, é possível começar a fazer alguns planos, sempre com muito cuidado, para tomar ar. E por isso o SAPO TEK reuniu algumas aplicações para passar o tempo, mas com especial enfoque na produtividade e criatividade em diferentes áreas.

Deseja obter novas ideias para capturar fotos mais criativas? Então temos uma proposta que pode ajudar. E durante o teletrabalho, o smartphone está a distraí-lo, retirando-lhe o foco? Há uma aplicação que transforma a produtividade em gotas de chuva para alimentar plantas.

Confira todas as propostas que reunimos para si neste fim-de-semana.

Focus Plant é a app que troca a sua atenção por gotas de chuva para alimentar plantas virtuais

A aplicação procura ajudar trabalhadores e estudantes a focarem-se nas suas tarefas, deixando de lado a dependência do smartphone.

Como combater a dependência e constante interromper de tarefas das notificações e atualizações que surgem no ecrã do smartphone? Muitos dizem que é o novo vício da sociedade, levando os utilizadores a procurar ajuda para largarem o equipamento. É a pensar nessas pessoas que a aplicação Focus Plant pretende atuar, ajudando a melhorar o seu controlo de si mesmo e a sua concentração, seja no trabalho ou no estudo.

A aplicação funciona como uma espécie de cronómetro, em formato gamificado, que ajuda a planear melhor o tempo das tarefas e dessa forma focar-se nas coisas que sejam mesmo importantes para si. Neste caso, o objetivo é salvar uma paisagem natural, transformando o tempo focado nas tarefas que define em pingos de chuva, que caiem no solo, despoletando o nascimento de flores e plantas.

E tudo o que tem de fazer para ganhar as preciosas gotas de chuva é poisar o smartphone e não mexer nele. Esta aventura e desafio de concentração incentiva os utilizadores a colecionarem mais de 200 plantas, assim como executar outras ações ecológicas, tais como limpar o lixo, dando nova vida a alguns dos cenários mágicos disponíveis.

O estúdio tem novas funcionalidades previstas para futuras atualizações, nomeadamente uma experiência multijogador, para desfrutar da concentração em grupos de amigos. Assim como novos modos e ferramentas sociais, para que possa, por exemplo, ajudar um amigo com falta de concentração.

Pode fazer o download gratuito de Focus Plant em versões iOS e Android.


Smartphones, consolas ou computadores avariados? Trate do assunto na app Repair Master 3D

Se na prática não tem muito jeito para consertar os equipamentos que se avariam, nesta aplicação o desafio parece ser mais fácil.

Na vida real não é invulgar equipamentos como smartphones, consolas ou computadores estragarem-se, mas consertá-los nem sempre é uma tarefa fácil. Na aplicação Repair Master 3D tornar-se um "mestre" das reparações é, no entanto, algo relativamente acessível e que ainda lhe permite ganhar dinheiro.

Com vários níveis, a aplicação dá algumas dicas para que possa reparar os equipamentos da forma indicada. À medida que vai explorando o "interior" dos gadgets pode, por exemplo, subsitituir peças ou trocar um ecrã de um smartphone partido.

Quantas mais peças reparar, mais dinheiro vai acabar por ganhar. Desta forma, comprar o que precisa para construir a sua própria "oficina" fica mais fácil, desde móveis a equipamentos. Claro que é tudo um jogo, mas até pode servir de treino!

A aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS.


Sinta-se melhor (por dentro e por fora) com os “ensinamentos” de ballet da Barre

Dizer que a Barre é uma aplicação de fitness pode não ser o mais correto, mas podemos afirmar que é com certeza uma app de bem-estar, o que também passa pelo exercício físico.

O nome não engana, por isso, em primeiro lugar, espere da Barre muitos movimentos inspirados no ballet. E não se preocupe que a barra propriamente dita é dispensável ou, neste caso, facilmente substituível pela cadeira mais à mão.

Membro da família de aplicações Down Dog, conhecida, principalmente, pela aposta no Yoga, a Barre permite definir objetivos que vão desde “trabalhar” o corpo inteiro até aspirações mais específicas, como treino de perna e glúteos ou força abdominal.

O objetivo é focar e tonificar, treinando com exercícios repetitivos de baixo impacto, melhorando e definindo a forma, ao mesmo tempo que se trabalha resistência, força, equilíbrio e flexibilidade.

Fica a promessa feita pelos criadores de todos os movimentos serem guiados com instruções claras, de disponibilizar vídeos simples, mas inspiradores e ir acrescentado novos desafios e alternativas ao longo do tempo.

E claro que a música não podia faltar: escolha os seus temas preferidos, mesmo que mais “mexidos”, que a Barre adapta os exercícios de acordo, do aquecimento aos alongamentos.

A Barre está disponível em download gratuito para dispositivos Android e iOS, integrando compras na aplicação.


Enlight Photofox é a app para iOS que pode trazer uma criatividade adicional às suas fotografias

Esta é uma aplicação para quem quer ir além dos filtros do Instagram, com imagens compostas que podem ser surpreendentes e criadas só com o iPhone ou iPad.

O nome completo da app é Enlight Photofox: Arte Digital, e a ideia é mesmo criar imagens artísticas com efeitos e filtros que podem ser explorados para resultados diferentes. E nem precisa de ter experiência de design.

Os efeitos são variados, desde exposição dupla, com a ajuda de algoritmos de inteligência artificial, a outras formas de misturar mais do que uma imagem, dispersar os pixels, ou tornar qualquer paisagem num pequeno mundo. Pode ainda desenhar, adicionar texto ou outros elementos.

Na edição avançada tem acesso a mais ferramentas de edição, pode trabalhar diferentes camadas e controlar e ajustar a tonalidade, cor, grão e intensidade, contando com a ajuda de tutoriais.

A versão base é gratuita na App Store mas é limitada, por isso se quiser ir mais longe terá de fazer compras in app para acesso ilimitado às várias funcionalidades, com pagamentos mensais ou anuais.


Prepare um fim de semana “em cheio” e divirta-se a fazer música com a Beat Snap

Enquanto a vida noturna não regressa à normalidade, porque não abrir a pista de dança na sala de estar com músicas feitas por si através da Beat Snap? Na aplicação é possível experimentar criar música em 32 pads diferentes e escolher os seus beats preferidos numa coleção com mais de 2.000 sons e 100 instrumentos.

É verdade que Portugal já começou o processo de desconfinamento, mas poderá levar algum tempo até os bares e discotecas abrirem. Enquanto a vida noturna não regressa à normalidade, porque não abrir a pista de dança na sala de estar com músicas feitas por si através da Beat Snap?

Os programas de composição musical profissionais não costumam ser “user friendly” para quem está a começar a dar os primeiros passos, levando muitos aspirantes a músicos a ficar desencorajados. A Beat Snap promete facilitar o processo e conta com uma interface mais simples e intuitiva.

Na aplicação é possível experimentar criar música em 32 pads diferentes e escolher os seus beats preferidos numa coleção com mais de 2.000 sons e 100 instrumentos. Se sempre sonhou em ser o próximo Tiësto ou Armin van Buuren, poderá começar a treinar com a funcionalidade de criação de música ao vivo.

A Beat Snap está disponível gratuitamente para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store. Se já é um utilizador avançado e quer trazer um toque ainda mais profissional às faixas que produz pode subscrever à versão premium da aplicação por cerca de 8 euros pelo plano mensal ou por 30 pelo anual.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.