Sam Altman e Greg Brockman, cofundadores da ‘start-up’ OpenAI “irão juntar-se a outros colegas da Microsoft para liderar uma nova equipa de investigação de IA [inteligência artificial]”, declarou Nadella na rede social X (antigo Twitter).

“Vamos trabalhar rapidamente para lhes fornecer os recursos necessários para o seu sucesso”, declarou ainda o responsável da Microsoft.

OpenAI é a empresa que lançou a plataforma de IA ChatGPT e que conta com inúmeros investidores, incluindo a Microsfot.

Altman foi demitido pelo conselho de administração da OpenAI na sexta-feira, no que afigura ser uma luta interna pelo poder que apanhou de surpresa Silicon Valley (o principal ecossistema de tecnologia dos Estados Unidos), onde Altman é visto como um prodígio.

O cofundador da OpenAI Greg Brockman também se demitiu ao saber da notícia do despedimento de Altman.

Em comunicado, a administração disse que Altman “não foi consistentemente honesto nas suas comunicações”, o que afetou a sua capacidade “de exercer as suas responsabilidades”.

“O conselho de administração não confia mais na sua capacidade de continuar a liderar a OpenAI”, dizia o comunicado, sem dar mais pormenores sobre a alegada não honestidade de Altman.

Satya Nadella referiu ainda na rede social X que todos na Microsoft estão “ansiosos para conhecer Emmett Shear (novo CEO da OpenAI), a nova equipa de liderança e trabalhar com eles”.

Satya Nadella afirmou ainda que a Microsoft vai continuar comprometida com a parceria que mantém com a OpenAI.

Altman foi cofundador e copresidente da OpenAI junto com Elon Musk, que deixou a empresa em 2018.

A empresa lidera os avanços em inteligência artificial generativa desde que lançou há um ano o ChatGPT, um ‘chatbot’ que se tornou viral pela sua capacidade de conversar com pessoas.