Segundo a operadora, este processo de descontinuação da rede 3G acontece no contexto da "natural de evolução tecnológica" e tem efeito já a 31 de janeiro.

A rede 5G vem assim "democratizar o acesso a uma tecnologia que permite aos portugueses e às indústrias de vários setores - desde o retalho à educação, transportes ou entretenimento - usufruírem de uma rede que já está a revolucionar o ecossistema das comunicações e o dia-dia-dia das pessoas em áreas de atividade estruturantes da sociedade, como a saúde e a educação", referem.

"Com a tecnologia 5G, os clientes tiram maior partido dos serviços de internet móvel, beneficiando de uma nova experiência com mais velocidade, menor latência e melhor qualidade de rede, abrindo portas para um novo mundo de inovações e oportunidades", acrescentam.

O MEO informa também que a rede 5G da operadora apresenta, atualmente, uma taxa de cobertura de 95,6% da população portuguesa e que, segundo o Regulador, é a empresa de telecomunicações com mais estações base 5G num maior número de municípios – 305.

(O SAPO24 é a marca de informação do Portal SAPO, detido pela MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., propriedade da Altice Portugal)