Lançada em 2005, a aplicação Google Maps propôs-se a ajudar as pessoas a navegar pelo mundo, substituindo os mapas de papel por versões digitais que têm vindo a acompanhar a evolução dos telemóveis. 15 anos depois, a Google continua a trabalhar para melhorar a aplicação, referindo que mais de mil milhões de pessoas já dependem desta para explorar o mundo, por isso, para comemorar o aniversário a empresa apresenta uma versão remodelada com novas funcionalidades.

A partir de hoje, e durante os próximos dias, a atualização vai chegar aos smartphones, apresentando como novidade cinco tabs principais: Explore, Commute, Saved, Contribute e Updates.

A opção de Explore permite descobrir rapidamente um lugar próximo para almoçar ou visitar, com informações de utilizadores, análises e pontuações para explorar os seus interesses, onde quer que esteja. O Commute permite definir a rota mais eficiente, seja a pé ou de carro, informando os utilizadores sobre o trânsito, o tempo de chegada ao destino e até a sugestão de caminhos alternativos quando existem problemas no caminho.

Relativamente à opção Saved, são listados lugares gravados pelos utilizadores, e isso inclui restaurantes ou um talho. A Google refere que existem 6,5 mil milhões de lugares gravados, pelo que poderá planear o que visitar durante a sua próxima viagem. E é aqui que entra a opção Contribute, que dá aos utilizadores ferramentas para partilhar informações dos locais preferidos ou que visitou. Pode escrever descrições, incluir fotografias, reviews de locais, contribuindo assim para que outros descubram novos locais.

Por fim, o menu Updates funciona como uma espécie de feed de locais que estejam nas tendências, assim como sugestões de especialistas ou mesmo publicações. Estes conteúdos podem ser partilhados na própria rede do utilizador, mas também pode entrar em contacto direto com as empresas para esclarecer dúvidas.

Para acompanhar a evolução da aplicação, a Google modificou também o seu ícone, mantendo o pin como elemento comum ao longo dos anos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.