Ailine Paixão Araújo Amado, filha única da linha materna, é a melhor aluna da escola secundaria Dr. Teixeira de Sousa com a classificação de 19.44 valores, e candidata-se para o curso de medicina, em Portugal, e com possibilidade futura de especialização na área de dermatologia, esperando poder contribuir, depois, para ajudar o país no sector de saúde.

Como segunda opção escolheu engenharia de energias renováveis e a terceira opção ainda não está bem definida, mas será uma área que tem a ver com saúde e natureza, sectores que espera poder, após a formação, contribuir para ajudar no desenvolvimento de Cabo Verde.

Para Ailine, a melhor aluna, não existem áreas para homens ou para mulheres, mas sim a dedicação e esforços para conseguir bons resultados, independentemente do sexo, aconselhando os seus pares a se dedicarem mais, lembrando que “a educação é um investimento em que todos devem fazer e que nunca se arrependerá” e que “todos têm cabeça para as diferentes áreas, bastando esforçar-se para ter o resultado esperado”.

Já Estefânia Domingas Lopes Borges, que ficou a 22 décimas da melhor aluna, obtendo a classificação final de 19.22 valores, também escolheu como opção a medicina, com enfoque na especialidade de cardiologia, porque, conforme explica, “gosta de coisas que ajudam as pessoas e esta (opção) é a melhor maneira de usar a sua capacidade para ajudar as pessoas e o próprio país”.

Revelou à Inforpress que ainda não definiu a segunda e terceira opções, porque “a primeira, a segunda e a terceira opções é medicina ou área ligada à química e biologia”, e pretende fazer a formação em Portugal ou na República Popular da China, dependendo da vaga e da bolsa de mérito em que se candidata à semelhança das outras companheiras.

Estefânia, que tem dois irmãos mais novos, defende igualmente que, ao contrário do que muita gente pensa, não existem áreas para homens ou para mulheres, observando que para quem gosta de ciência e tecnologia, como ela e as suas colegas, explica o facto dos melhores alunos serem três mulheres, o que reflecte os esforços e sacrifícios, e demonstra que todos têm igual capacidade, independentemente do sexo.

Vânia Cardoso Santos, a terceira melhor aluna da referida escola, com a classificação de 18.78 valores, também elegeu a medicina como a primeira opção e com possibilidade de especialização na área de pediatria por se tratar de um sonho e por gostar de tratar as pessoas e ajudá-las a estarem alegres, com destaque para as crianças.

Ela que é o terceiro de cinco irmãos, além da medicina, curso que pretende fazer em Portugal, elegeu como segunda opção a engenharia biomédica, e a terceira biologia. Adiantou que o resultado obtido pelas alunas é fruto de uma dedicação, estudar na hora e não deixar a matéria para a última hora, indicando que elas (as melhores alunas) sempre trabalharam em grupo.

A nível global no ano lectivo 2018/19 prestes a terminar, na Escola Secundária de São Filipe, foram avaliados 112 alunos do 12º ano, dos quais 78, correspondente a 70 por cento (%) obtiveram aprovação, distribuído pelas áreas de CT, 23, Económico e Social (ES), 25 e humanística 30 e 34 estão pendentes a recursos, sendo seis na CT, 14 na ES e 14 de humanística (H).

Já na Escola Secundária Pedro Pires, localizada em Ponta Verde, município de São Filipe, foram avaliados 85 alunos, sendo 15 de CT, 18 de ES, 52 de humanística (1 e 2), sendo que os três melhores alunos, também são do sexo feminino, nomeadamente Carla Isabel Montrond de Pina (CT) com a média final de 18.12 valores, Dámaris Ester Monteiro Lopes (Humanística) com média 17.87 valores e Rute Cardoso Pereira, de CT com a média final de 17.75 valores.

A melhor aluna da escola secundária Pedro Verona Pires elegeu como opções a enfermagem, a biologia e medicina, formação que deverá efectuar nos Estados Unidos da América, para onde emigra na próxima semana.

As tentativas para obter os dados referentes ao complexo educativo Eduardo Gomes Miranda (Escola Secundária de Cova Figueira) Santa Catarina e a Escola Secundária dos Mosteiros para obter os dados dos alunos que concluíram o terceiro ciclo não tiveram êxito.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.