O projecto Europeana foi criado em 2008 com a ambição de ser a plataforma digital da herança cultural europeia, através da qual os cidadão pudessem aceder a imagens, texto, som, vídeo e material em 3D de museus, bibliotecas e galerias de toda a Europa. E tem crescido de forma contínua, contando já com mais de 53 milhões de peças de mais de 3.700 colecções.

O site pode ser usado por cidadãos mas também por professores,, artistas, profissionais de instituições culturais e de outras áreas, e muito do material é disponibilizado com licenças abertas para poder ser reutilizado como base de outras produções artísticas.

A plataforma também quer ser uma base de experimentação para ideias inovadores na experiência de utilização e novas tecnologias aplicadas à herança cultural. No próximo ano assinala-se o Ano Europeu da Herança Cultural e este é um dos pontos importantes do calendário da Europeana.

Para perceber a forma como os cidadãos e as organizações avaliam este trabalho e a disponibilização de cultura online a Comissão Europeia lnçou uma consulta pública que está disponível até 14 de janeiro e que pode ser consultada aqui.

[caption]tek europeana[/caption]