Muitos são os saudosistas e colecionadores que recuperam velhas máquinas arcade dos salões dos jogos, mas existe toda uma cultura e comunidade que cria réplicas DIY recorrendo a emuladores para obter essas experiências. Na CES 2020, o SAPO TEK encontrou a empresa AtGames que pretende oferecer uma experiência legítima, através de uma cabine muito semelhante às originais, com 350 títulos oficiais e licenciados. Entre eles Tetris, Asteroids, Alladin, Joe & Mac, Tron, Millipede, numa lista enorme de clássicos da Atari, Data East, Disney e outras editoras, com versões das consolas e arcade.

A empresa refere que a máquina Legends Ultimate foi criada com materiais robustos, incluindo os dois joysticks de arcade, assim como dois spinners, um trackball e ainda dois pares de seis botões de ação para que dois jogadores partilhem a diversão. E mesmo que tenha um monitor de alta-definição, assim como colunas em estéreo, os elementos audiovisuais originais mantêm-se inalterados.

Mas deve estar a perguntar qual a diferença para outras soluções? A empresa pretende destacar-se ao criar uma máquina ligada à internet, não só para atualizar os jogos, criar rankings de tabelas de pontuação online, mas também jogar online com amigos. Sim, porque a empresa refere que a máquina ainda disponibiliza ligações Wi-Fi, Ethernet e Bluetooth, assim como duas entradas HDMI e USB acessíveis na parte frontal para os jogadores ligarem controladores adicionais para jogar Fortnite diretamente da máquina…

Os jogos são acedidos através de um serviço de assinatura mensal, o ArcadeNet, que permite jogar novos títulos que vão sendo adicionados à plataforma. Competir contra outros jogadores para ter um lugar nas tabelas de classificação e como referido, jogar competitivamente os jogos suportados são algumas das suas funcionalidades.

Por outro lado, a máquina oferece o sistema BYOG – Bring Your Own Game, ou seja, os jogadores podem utilizar, de forma gratuita, os jogos da sua coleção do Steam, Origin, Epic Store, GOG e outras plataformas digitais diretamente na cabine arcade, desfrutando do painel de controlos da máquina. Este serviço tem uma versão alternativa, sujeita a tarifário horário, de acesso à biblioteca de jogos via streaming das mesmas plataformas. Até mesmo os jogos pessoais dos utilizadores podem ser experimentados na máquina através de uma pen USB.

Segundo Jonathan Siemans, representante da empresa, na apresentação feita ao SAPO TEK referiu que o firmware da máquina tem sido atualizado semanalmente, com novas funcionalidades. A última permitiu ligar dispositivos Raspberry Pi, por exemplo. Quanto aos planos para o lançamento da Europa, a empresa prevê trazer a Legends Ultimate no segundo trimestre do ano, sendo que o principal desafio é montar o datacenter para suportar o serviço de subscrição e as ligações online. Não foi adiantado o preço da máquina ou serviços.

O SAPO TEK está a na CES 2020 em Las Vegas para descobrir as principais tendências e os gadgets mais interessantes, mas também os mais estranhos e pode acompanhar aqui todas as notícias que vamos trazendo em direto de Las Vegas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.