Lvl5, Wayne e FACTMATA são as startups finalistas para o PITCH Final do Web Summit que ainda hoje vai selecionar um único vencedor, depois de muitas rondas de seleção, perguntas e várias apresentações perante os participantes da conferência.

Agora todos podem votar através da app ou em slido.com, e para já a lvl5 que está a ganhar por uma boa margem, com 46% das votações contra 43% da FACTMATA e apenas 11% da Wayve.

Pode não parecer, mas os concurso de startups é um dos momentos mais importantes do Web Summit, e pode ser decisivo para o futuro destas empresas que procuram uma oportunidade no competitivo mundo da tecnologia, não apenas pelo valor do prémio e a visibilidade, mas também pelo "selo" de credibilidade que ajuda a abrir portas junto de investidores e de potenciais clientes. Todos os anos 170 projetos são selecionados para este concurso, onde têm de provar valor.

Curiosamente, dois dos finalistas deste ano estão ligados ao desenvolvimento de tecnologia para carros autónomos, embora com conceitos diferentes. A lvl5 está a usar as câmaras e inteligência artificial para mapear a realidade e conseguir massificar a utilização de carros autónomos de forma mais rápida, enquanto a Waymo recorre à inteligência artificial para "ensinar" carros autónomos, como demonstrou num vídeo. O outro projeto finalista, a FACTMATA, está centrado noutro dos temas da atualidade, as fake news.

O vencedor vai ser conhecido às 16.30 no palco principal antes do encerramento oficial. Em edições anteriores já houve um vencedor português, a Codacy.

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação e imagens