Conforme nota envida à Inforpress, esta actividade, organizada pela Comissão Europeia em cooperação com o NOSI, tornou Cabo Verde o “primeiro” beneficiário do apoio “TAIEX DEVCO”, não só em África, mas também ao nível mundial.

O objectivo do Webinar é apoiar as instituições cabo-verdianas no desenvolvimento das funções digitais do Cartão de Identificação Nacional e do Passaporte Electrónico.

E para isso, a nota ressalta que peritos da administração pública da Estónia, Alemanha e Grécia prestarão aconselhamento sobre experiências de autenticação móvel e integração com subsistemas internacionais e como promover a digitalização e a inovação em Cabo Verde.

O Webinar vai reunir cerca de 20 participantes de instituições públicas e privadas locais relacionadas com a identificação nacional, assuntos internos, digitalização, justiça, fronteiras, migração, economia, processos eleitorais e fiscalidade.

De acordo com a nota, o Governo de Cabo Verde considera que a segurança na identificação do cidadão e potenciar o uso dos serviços digitais com recurso a meios de autenticação e assinatura digital, como sendo “crucial e estratégico no processo de transformação digital do país e da sua diáspora”.

TAIEX DEVCO é o instrumento de Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações (TAIEX) destinado aos países e territórios parceiros abrangidos pela Direcção-Geral de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (DEVCO), que visa o desenvolvimento institucional através da cooperação de peritos públicos dos Estados-Membros da UE com os respectivos pares em países parceiros.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.