A porta-voz do grupo, Benvinda Pinto, explicou à Inforpress, que a iniciativa foi de um grupo organizado, tendo em conta as diversas complicações que enfrentam relacionados com a saúde, isolamento, informação, entre outras questões, devido à inexistência da rede móvel ou da Internet.

Segundo a mesma fonte, a petição contou com 109 assinantes, salientando que somente os maiores de 18 anos tiveram esta oportunidade, tendo em conta que no documento era exigido o número do documento de identificação do assinante.

Mas, sublinhou que os adolescentes entre 16 e 17 anos sentem isso na pele, sabendo que o mundo hoje em dia é ligado pelas novas tecnologias.

“Já há algum tempo que prometeram levar à rede móvel a Cachaço, mas até ainda nada. Há algumas pessoas que colocaram telefone fixo e Internet em casa, mas nem todos possuem condições para tal”, disse a moradora, realçando que mesmo na rede fixa há vários constrangimentos.

Benvinda Pinto acentuou que na sua opinião, o número de pessoas residente na localidade justifica a disponibilização de rede móvel tanto para chamada como para o uso de Internet.

Em relação às chamadas, avançou que os telemóveis de marca Alcatel vendidos na CV Móvel conseguem apanhar um pouco de rede da ilha vizinha, Fogo, mas as outras marcas não.

A mesma fonte contou que já perderam consultas de especialidades na cidade da Praia, uma vez que ao fazerem a marcação na Delegacia de Saúde é solicitado um contacto, mas quem não tiver telefone fixo para beneficiar dos serviços do telemóvel tem de ser fora da localidade.

Não obstante, às chamadas para consultas ou mesmo para outros fins, este povoado reivindica melhorias na rede mesmo para os seus filhos que se encontram na escola e muitas vezes sentem a necessidade de pesquisar algumas informações.

“Muitos dizem que antes não tinha em nenhuma zona e sabemos disso. Mas agora já tem, pensamos que somos todos iguais e não merecemos estar isolados por um serviço que também vamos pagar”, concluiu a fonte, augurando que a situação seja resolvida.

Este documento, conforme informações recolhidas juntamente dos serviços da CV Telecom na ilha, será enviado aos responsáveis para ser dado a devida atenção.

MC/CP

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.