O governante deu estas informações durante visita que efectua a Boa Vista para acompanhar as medidas e actividades de execução do programa nacional de sustentabilidade energética da ilha.

“Já está em curso um processo em fase avaliação das propostas, para o primeiro parque solar, que terá uma capacidade de distribuição eléctrica de 5MW solar”, afirmou Alexandre Monteiro anotando que este parque irá triplicar a capacidade de produção de energias renováveis, passando para 7,5 megawatss e será instalado a zona de Fátima, onde se situa o parque eólico da ilha.

O ministro da Indústria, Comércio e Energias, que esteve de manhã na Águas e Energia de Boa Vista (AEB), avançou ainda que se está a tratar de questões para adaptar a empresa, para a reforma do mercado que está em curso com actividades de reparação e distribuição, e ainda a preparar também para gestão do sistema eléctrico com alto nível de penetração de energias renováveis.

Adiantou ainda que se irá substituir todas as lâmpadas do sistema actual para o led, que consome menos energia, com mais eficiência e consideradas as melhores para a iluminação pública.

O governante esteve em visita de cortesia a Câmara Municipal da Boa Vista e a empresa Emicela, para fazer as articulações necessárias, desde aspectos relacionados com eficiência energética, desenvolvimento de infra-estruturas, reforma do mercado e o próprio incremento das energias.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.