“A família, escola, e sociedade têm que estar em rede, tem que haver a cooperação, união, participação e nunca a competição entre esses actores porque o denominador é comum”, declarou, salientando que esse tal denominador é a educação e formação dos jovens.

Henrique Varela fez estas declarações à Inforpress, na cidade da Praia, à margem de uma conversa aberta sobre atitudes, motivação e responsabilidade, promovida pela direcção do liceu Cónego Jacinto, no quadro da celebração do seu 26º aniversário.

“Quando há um défice na educação o aluno vai ficar com lacunas na instrução porque o professor vai ter que cumprir o papel de casa e às vezes não dá tempo para ele preparar o cidadão através da instrução”, observou.

Para Henrique Varela, qualquer estudante ou trabalhador tem que estar devidamente motivado e incentivado para a realização das suas acções.

Neste sentido, defendeu que cada pessoa deve carregar as valências como atitudes, motivação e responsabilidade.

“Atitude é o combustível para a acção, a motivação é aquela força que guia e estimula o indivíduo para a realização da sua acção e o profissional tem que estar sempre com responsabilidade porque ele vive num ambiente” explicou, salientando que estando em grupo as pessoas têm que transmitir valores.

A directora do liceu Cónego Jacinto, Dedaltina Tavares, demonstrou que esta palestra é sempre importante, uma vez que estão sempre a falar com os alunos e a motivá-los para melhorarem o comportamento na escola.

“Actualmente deparamos com grandes problemas de comportamento dos alunos, se bem que, graças a Deus, este ano não temos tido grandes problemas”, reconheceu, frisando que esta iniciativa é uma forma de trabalhar na prevenção.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.