A parceria com o projecto Volunturismo, segundo a delegada da OMCV em São Vicente, Fátima Balbina, avançou à Inforpress que já tem alguns meses e tem produzido “vários resultados positivos” e em várias áreas.

Agora com a vinda de um casal de médicos, de Portugal, que tem “aproveitado as férias para dar um pouco de si”, a OMCV realiza uma semana de promoção aos cuidados de saúde.

A semana iniciou-se assim na segunda-feira, conforme a mesma fonte, com uma parte formativa/informativa sobre cuidados de saúde reprodutiva, gravidez na adolescência e outros e nos dois últimos dias com check-up no jardim de infância da OMCV, em Bela Vista e outro da Infância Feliz, em Ribeira de Calhau, e agora com rastreios de saúde, entre hoje e sexta-feira, na sede da OMCV, no centro da cidade do Mindelo.

“E assim estamos a cumprir a nossa missão, estamos a ajudar a população a ter melhores cuidados de vida”, assinalou, adiantando que a actividade é feita em colaboração com a Delegacia de Saúde de São Vicente, que coordena todo o programa local de saúde.

Estão sendo feitos, nestes dois dias, despistes de tensão arterial, glicémia e oftalmológico, com dois médicos, um deles Joana Gonçalves, que disse ter encontrado informações sobre o projecto Volunturismo no Facebook e decidiu vir a Mindelo e usar as férias para dar um bocado do conhecimento que tem e “ajudar um pouco mais”.

A clínica portuguesa também disse estar “preocupada” com problemas dentários detectados em crianças dos jardins-de-infância e ainda um caso de problemas cardíacos e outro de um aluno com problemas de visão.

Joel Gomes, por seu lado, considerou estar a ser uma “experiência muito positiva” de poder “ajudar a população dentro dos possíveis”.

O médico, também português, disse ser ainda “mais interessante” por o projecto os permitir viver dentro da comunidade, no caso na zona de Pedra Rolada, o que “faz ser diferente do que estar num hotel e que permite perceber melhor as necessidades da população, tornando as coisas mais fáceis”.

Entretanto, conforme Fátima Balbina, a cooperação da OMCV com o Volunturismo não fica somente por questões de saúde.

Antes já abarcara outros sectores como a educação financeira e protecção do meio ambiente e agora para os próximos dias o foco vai ser a área desportiva, com “volunturistas” ligados à yoga e ao boxe.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.