Trata-se, segundo o elemento da coordenação do “Mindelo Cidade Capital da Juventude” Alveno Soares, de um momento alto do evento e aguardado com “muita expectativa” e que traz acoplado um “show de talentos”.

Segundo a mesma fonte, a programação contempla ainda atividades como megas-campanhas de limpeza e de sensibilização de praias e comunidades até o mês de Novembro, para além de uma actividade designada ‘sport boot camp’, criado pelo Estado de Cabo Verde, e uma Gala Desportiva.

No mesmo âmbito, Mindelo deve receber ainda mais uma edição do ‘Lazareto Games’, atividade da Câmara Municipal de São Vicente, mas que este ano é realizado em parceria com o programa “Mindelo Cidade Cabo-verdiana Capital da Juventude”.

“Como um dos coordenadores do evento, digo que vai haver muita dinâmica, embora seja um projeto-piloto em montagem, portanto em análise e avaliação para decisão sobre a sua continuidade”, precisou a mesma fonte.

Alveno Soares, a este propósito, assinalou que desde o mês de Junho a organização do “Mindelo Cidade Capital da Juventude” vem desenvolvendo atividades de sensibilização junto de diversas comunidades da ilha de São Vicente, com workshops de participação cívica e juvenil.

Contudo, lembrou, as entidades como a Proempresa, a Associação de Jovens Empresários e as associações desportivas e congregações religiosas, entre outras, podem desenvolver atividades, já que “a coordenação faz”, mas a sociedade civil é a parte que suporta e que pode promover atividades no quadro do programa.

A cidade do Mindelo é a primeira do país a receber a iniciativa governamental “Cidade Capital da Juventude”, criada em 2019, que visa promover a cooperação juvenil, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude.

A implementação da “Cidade Capital da Juventude”, em Cabo Verde, tem como objectivo, de acordo com os promotores, “projectar a nível nacional e internacional” cidades que se distingam pela apresentação de projectos direccionados para a juventude.

Pretende, por um lado, beneficiar as cidades que participam, ao promover uma participação mais activa dos jovens na sociedade, aumentar o reconhecimento e reputação das cidades nomeadas, e, por outro, a sua promoção, principalmente ao nível do turismo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.