Já em declarações à imprensa, Celina Pina Shemo disse que, durante sua infância e adolescência, sofreu todo o tipo de abuso, o que a levou a especializar-se na psicoterapia e há trinta anos tem sua própria clínica nos Estados Unidos de América.

A especialista cabo-verdiana está de visita a Cabo Verde, mais concretamente à ilha de Santiago, para implementar um projecto de apoio às comunidades afectadas pela  problemática do abuso sexual, sobretudo, às crianças e adolescentes, assim como às famílias  que lidam  com essa realidade.

‟Há 30 anos que abri a minha clínica, o meu foco sempre foi ajudar as pessoas a descobrirem que precisam de ajuda e as pessoas que não têm condições de ir a um psicólogo, mas que têm necessidade” manifestou a psicoterapeuta.

Este encontro contou com a parceria da fundação Donana, onde a psicoterapeuta ministra formações aos psicólogos voluntários da fundação, que pretende dar continuidade com o projecto círculo de cura.

Para a presidente da Fundação Donana, Ana Hopffer Almada, este projecto trabalha a saúde emocional das pessoas, ajudando-as a ‟libertar de traumas e dificuldade de vida”, sobretudo, lembrou, em Cabo Verde onde a violência baseada no género é ‟bastante elevado”. ‟Temos depressão, temos necessidades de trabalhar a saúde emocional”,  justificou.

A mesma fonte sublinhou que pretendem dar continuidade ao projecto e expandir para todos os lugares onde está a fundação Donana, acrescentando que as formações vão ser ministradas pelas mulheres, organizando reuniões para ajudar uns aos outros a libertarem das suas dificuldades.

‟O círculo de cura tem regras, é sigiloso, com responsabilidade, para que  essas mulheres possam ser ajudadas a mudar de vida e a serem felizes” frisou.

Para Ana Paula, este circula é uma ‟cura especial“, que faz libertar a vida para viver da ‟melhor‟ forma, na ‟paz, principalmente na  alegria interior, deixando as mágoas do passado”.

Celina Pina Shemo, cabo-verdiana de terceira geração, é representante da Fundação Donana nos Estados Unidos da América.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.