Em declarações à imprensa, o delegado do ICCA para a região Santiago Norte, Lino Carvalho, disse que este encontro serviu para apresentação do plano que está alicerçado com o projecto do ICCA “Criança e adolescente como prioridade absoluta”, com o intuito de recolherem subsídios junto dessas instituições.

É que, segundo ajuntou, o ICCA quer também alinhar este plano aos dos parceiros estratégicos, ou seja, conforme precisou, conhecendo os planos de cada um vão poder articular da melhor forma ao longo do ano evitando repetição de iniciativas com mesmo fim.

Segundo o responsável, do plano consta ainda a transformação do Centro Juvenil de Assomada, um espaço que acolhia crianças e adolescentes de todo o país em um espaço que vai albergar crianças durante o dia, tendo como público-alvo crianças de 0 aos 12 anos de idade, em situação de risco.

O mesmo espaço vai alojar ainda a delegação do ICCA em Santiago Norte, um Centro de Cuidados para Santa Catarina e um espaço de ateliê, que vai oferecer ofertas de carácter formativo, de protecção e de trabalho com famílias.

Relativamente à família, Lino Carvalho avançou que no mesmo espaço vai ser instalada a Escola da Família para Santiago Norte, vocacionada para educação parental a ser frequentada pelas crianças do Centro de Cuidados e suas respectivas famílias.

O espaço vai, igualmente, albergar um Centro Dia e não de acolhimento, tendo informado que de momento já estão identificadas 15 crianças do centro da cidade de Assomada.

Pretende-se ainda com o plano do ICCA para 2019 em Santiago Norte que cada município da região colabore com a instituição no cuidado das crianças, ou seja, que coloquem nas suas agendas do desenvolvimento a questão de infância, como forma de evitar que as crianças frequentem os centros de dia do ICCA.

Do plano constam ainda animação comunitária a ser trabalhada ao longo do ano, com formações nas comunidades, ONG e comités municipais.

Em relação aos comités municipais, cujo funcionamento pretende-se que seja em 2019, Lino Carvalho fez saber que já foram activados os de Santa Catarina e São Miguel, prevendo a activação do comité do Tarrafal para o dia 18 de Janeiro.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.