Conforme lembrou o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, que começou o seu discurso no acto de inauguração, explicando que antes a escola era composta por quatro salas de aula, a infra-estrutura já estava degradada ao ponto de por em causa a segurança dos alunos e professores.

Por isso, recordou, na ocasião foi procurada uma alternativa provisória, através de contentores equiparados, para as crianças não ficarem sem aulas.

Entretanto, a localidade ganhou hoje a sua escola totalmente reabilitada, momento que, segundo o autarca Carlos Silva, “fica na história” do processo de ensino no município de Santa Cruz.

Carlos Silva assegurou que se está diante de um complexo educativo e uma das “escolas mais bonitas” do País.

“Queremos que esta escola tenha o uso comunitário, ou seja, para além de aulas normais, queremos que seja um espaço de formação para pessoas ligadas à agricultura, pecuária e a todas as actividades ligadas ao sector da agro-pecuária”, manifestou., salientando que o seu município está a mudar todos os dias, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A ministra da Educação e da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, garantiu que hoje o espaço está “completamente diferente” e com melhores condições para o processo do ensino e aprendizagem.

Por sua vez, o ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que presidiu o acto de inauguração, afirmou que este investimento é algo que qualquer Governo deve fazer, para a melhoria da condição de vida da população.

“Trazer uma escola com estas valências, que vai ocupar de todo o ensino obrigatório, é igualar as oportunidades da criança de Chã da Silva com a que está no centro urbano da Praia ou em outros pontos do País”, demonstrou, salientando que é isso que faz toda a diferença, permitindo a igualdade de oportunidades.

A representante da comunidade de Chã da Silva, Ana Isabel, afirmou que hoje é um “dia histórico e de muita alegria” para todos.

“Celebramos uma vitória e uma conquista que há muito tempo estávamos à espera”, transmitiu, alertando à população que esta conquista e vitória só valerão a pena se tiram o melhor proveito possível do espaço.

“Temos que fazer a nossa parte, temos de dar a nossa contribuição, ou seja, temos o dever de conservar este património”, reforçou, transmitindo uma palavra de gratidão a todos os envolvidos na concretização da infra-estrutura.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.