Segundo a página ‘AirWatch’, gerida pela Autoridade de Proteção Ambiental, a qualidade do ar deteriorou-se “mais do que o previsto” nas últimas horas, elevando as recomendações para que se evite atividades ao ar livre.

Várias piscinas, ginásios e outros locais estão hoje fechados – esta é o período de férias escolares do verão na Austrália – com os sindicatos a recomendarem aos seus trabalhadores que evitem qualquer trabalho ao ar livre.

Os serviços meterológicos antecipam que a forte nuvem de poluição atmosférica se mantenha pelo menos até à tarde de quarta-feira, altura em que se espera melhorias com a mudança do vento.

Grande parte do fumo provém de fogos nas zonas montanhosas de East Gippsland, a nordeste de Melbourne, um dos maiores das últimas semanas.

Além do impacto na saúde pública o fumo está a causar problemas adicionais para os bombeiros que são chamados por alarmes de incêndio acionados apenas pelo excesso de fumo no ar.

Desde a noite de segunda-feira a Brigada Metropolitana de Bombeiros em Melbourne diz ter respondido a quase 200 alarmes falsos de incêndio, um valor cinco vezes maior que o normal num período de 24 horas.

A falta de vento na zona fez aumentar a concentração de fumo durante a madrugada, explicam os serviços meterológicos, que antecipam que vento a partir de quarta-feira possa ajudar a melhorar a situação.

O fumo e a má qualidade do ar devido aos incêndios florestais obrigaram hoje a suspender temporariamente as sessões de treino no Open da Austrália de ténis, em Melbourne Park.

A organização referiu, em comunicado, que espera que a fase de ‘qualifying’ da primeira grande prova do circuito ATP, o Open da Austrália, possa começar durante o dia de hoje, referindo que as condições no local, que estão a ser constantemente monitorizadas, estão a melhorar.

As decisões vão ser tomadas de acordo com os dados obtidos e com as informações das equipas médicas, de cientistas da Agência de Proteção Ambiental e dos meteorologistas, acrescentou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.