O evento de comemoração, segundo o presidente Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC), Marciano Monteiro, visa dar maior “visibilidade” aos problemas que as pessoas com deficiência passam.

A data, 03 de Dezembro, explicou, tem como finalidade promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e conscientizar as pessoas sobre a importância de inserção de pessoas com deficiência, em diferentes aspectos da vida social, política, econômica e cultural.

Assim, para assinalar a efeméride, a ADEVIC, em parceria com a câmara da Praia, preparou uma série de actividades, cujo início está previsto para as 10:00, com um programa de interacção entre as crianças de escola portuguesa e as que frequentam a Casa de Primavera, do centro de reabilitação dos deficientes visuais, em Achada São Filipe.

Ainda no acto, segundo nota de imprensa da ADEVIC, está prevista a apresentação do espaço e Projecto “Casa Primavera” seguido de jogos interativos “Eu no lugar de outro”.

No período da tarde, seguem as actividades alusivas à data com sarau cultural do “Gupo Musical Voz da ADEVIC”, Grupo Batucadeiras Fidjus de ADEVIC e Grupo de Batucadeira da Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres Portadoras de Deficiência (APIMUD).

O acto central acontece às 14:00, com a intervenções do vice-presidente de ADEVIC, dos presidentes da APIMUD e da ACD e um represente da Câmara Municipal da Praia, seguindo-se depois a apresentação de uma palestra sobre o tema “Educação emocional para empoderamento das pessoas com deficiência” e “Saúde sexual reprodutiva nas pessoas com deficiência”.

A celebração da data será culminada com a assinatura de um protocolo de parceria entre ADEVIC e a operadora CVTelecom.

Instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é assinalado este ano sob o lema “O futuro é acessível”.

A efeméride visa consciencializar a população sobre a importância de assegurar melhor qualidade de vida a todos os deficientes que, segundo dados estatísticos, totalizam cerca de 10 por cento (%) da população mundial.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.