A identidade de Yusaku Maezawa, de 42 anos, fundador de um importante site de moda e curador de arte contemporâneo, foi conhecida, como prometido, na passada segunda-feira, na sede da SpaceX, perto de Los Angels.

"Sempre adorei a Lua, desde criança. Está sempre lá e continua a inspirar a humanidade", disse Maezawa, o 14.º empresário mais rico do Japão, fundador das lojas online Start Today e Zozotown.

Para o acompanhar e "inspirar nesta viagem de sonho", o empresário japonês anunciou que vai convidar entre seis a oito artistas, arquitetos e outros criativos. "Em 2023 vou convidar seis ou oito artistas, de todo o mundo, para que se unam a mim nesta missão à Lua. Terão que criar algo quando voltarem à Terra (...) e as suas obras inspirarão todos os sonhadores latentes em nós"., disse Maezawa

Maezawa acrescentou que já pagou a reserva de todos os lugares no foguete SpaceX RGC que está a ser  construído, sem, no entanto, revelar o preço total.

De acordo com a revista Forbes, Yusaku Maezawa, com uma fortuna avaliada em três mil milhões de dólares, já admirava a SpaceX há algum tempo, especialmente desde fevereiro, após o lançamento bem sucedido do Falcon.

"Estou muito contente de poder participar neste evento no próprio local".

Até agora, os únicos a se aproximarem da Lua foram americanos. Um total de 24 astronautas da NASA, todos homens, viajaram à Lua durante a era das missões Apollo nas décadas de 1960 e 1970. Doze deles caminharam na superfície lunar.

Ao anunciar o evento na semana passada, a SpaceX descreveu a viagem como "um passo importante para habilitar o acesso para pessoas comuns que sonham em viajar até ao espaço".

Não se sabe o preço da passagem nem a data da viagem

A viagem será realizada a bordo do Big Falcon Rocket (BFR), que até agora foi apenas mostrado em desenhos e imagens, e que só deve estar pronto para transportar um ser humano em quatro ou cinco anos, segundo rumores da indústria.

O BFR foi anunciado em 2016 como o foguete mais poderoso já inventado, com mais potência do que o Saturn V Moon, que lançou as missões Apollo há cinco décadas.

No ano passado, Musk disse num congresso na Austrália que a meta ambiciosa do BFR era fazer uma viagem a Marte em 2022, seguido por outro foguete com tripulação em 2024.

O chefe de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell, falou de um primeiro voo de teste do BFR no ano que vem.

"Espécie multiplanetária"

Esta não é a primeira vez que Musk prometeu enviar turistas à Lua. No ano passado, ele disse que dois turistas pagariam por orbitar a Lua em 2018, mas esses planos não se concretizaram.

Enquanto a expectativa cresce acerca do foguete futurista, Musk publicou no Twitter três imagens, mostrando que este consistirá numa primeira parte com motores e sistemas de combustível, e uma segunda, com a nave na qual viajarão os passageiros.

Assim como nos foguetes desenvolvidos anteriormente pela SpaceX, o Falcon 9 e o Falcon Heavy, o primeiro estágio pode-se separar do resto do foguete e voltar à Terra para uma aterragem vertical. A nave, essa, continuará até à Lua, impulsada pelos seus motores.

A forma da nave BFR é uma reminiscência das naves espaciais, que levaram os astronautas ao espaço 135 vezes de 1981 a 2011.

Musk disse que quer que o BFR tenha capacidade para 100 pessoas. O volume da sua área interior seria comparável ao de um Airbus A380, algo que nunca foi feito.

Musk também afirmou que o sistema de lançamento poderia um dia ser utilizado para colonizar a Lua e Marte, a fim de fazer dos humanos uma espécie "multiplanetária".

A viagem à Lua da SpaceX promete ser muito superior aos planos de turismo espacial atualmente em andamento em outras companhias privadas.

A Virgin Galactic, fundada pelo magnata britânico Richard Branson, e a companhia de foguetes Blue Origin, do bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos, estão a trabalhar em viagens ao espaço que poderiam oferecer aos turistas uma experiência de microgravidade durante cerca de 10 minutos.

A viagem da Virgin custará cerca de 250 mil dólares. O preço da Blue Origin ainda não foi revelado.

Companhias russas e chinesas também estão a trabalhar em planos de turismo espacial.

"A maior prioridade da SpaceX é e continuará a ser apoiar o voo espacial tripulado da @NASA e as missões de Segurança Nacional", escreveu Musk no Twitter.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.