O protocolo foi rubricado pela gestora executiva Jacqueline de Carvalho em representação da Inforpress, e pelo director-geral da ANG, Salvador Gomes, à margem da V Assembleia Geral da Federação Atlântica das Agências Africanas de Notícias (FAAPA- sigla em francês), que decorreu sexta-feira e sábado, em Rabat.

Na ocasião, Jacqueline de Carvalho considerou esta parceria muito importante para as duas agências de notícias, realçando que a mesma irá permitir consolidar os laços profissionais.

Através dessa cooperação, ajuntou, a Inforpress e a ANG irão reforçar as relações históricas tendo as duas agências comprometido em receber e utilizar os conteúdos informativos e de multimédia.

“A Guiné-Bissau é um país irmão com quem queremos estabelecer as relações de cooperação e é nesse âmbito que assinamos esse acordo entre as duas agências para, precisamente, possibilitar a troca de conteúdos, experiências e a vertente de acções de formação visando promover e reforçar cada vez mais os laços de cooperação, isso em termos de cobertura sobre tudo aquilo que diz respeito aos dois países”, afirmou.

O protocolo tem uma duração de um ano podendo ser renovado automaticamente, se as partes assim entenderem.

O segundo dia da Assembleia Geral da FAAPA ficou marcado pela apresentação do relatório de actividades, o plano de acção referente ao ano 2020 e o relatório da 7ª Reunião do Conselho Executivo da FAAPA, realizada no passado mês de Setembro, na cidade da Praia.

De igual modo, foram analisados os relatórios da estatística do site da FAAPA e das acções de formação levadas a cabo pela Agência de Notícias Marroquina (MAP).

O último dia da V Assembleia Geral da FAAPA, ficou ainda marcada pela cerimônia de entrega do grande prêmio da FAAPA 2019 de melhor artigo, melhor foto e melhor vídeo.

Nesta edição, o prémio de melhor artigo foi conquistado pela jornalista Carmen Martins, da Inforpress, o de melhor vídeo e melhor foto foram arrebatados pelo jornalista e repórter de imagem da Agência de Notícias de Costa do Marfim.

A FAAPA, criada em 2014, com sede em Rabat, capital do Reino de Marrocos, tem como missão promover a cooperação e troca de experiências entre as agências de notícias em diferentes áreas de interesse comum, desenvolvendo uma parceria estratégica entre as mesmas, relações profissionais e circulação de informação em África.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.