A consagração ao padre Ottávio Fasano tinha sido programada para acontecer em Abril do ano passado, mas por razões várias só agora a autarquia irá prestá-lo homenagem em sinal de reconhecimento por aquilo que tem feito pela ilha e pelo país.

O padre Ottávio Fasano chegou à ilha do Fogo no ano de 1965 (Janeiro) e enquanto missionário trabalhou nas ilhas do Fogo, Brava, S. Nicolau, Sal e Santo Antão.

A intervenção deste missionário na ilha do Fogo é reconhecida por todos e de entre elas destacam-se a construção do centro sócio-sanitário São Francisco de Assis que depois foi doado ao Governo de Cabo Verde que o transformou no hospital regional Fogo/Brava, o projecto no domínio de viticultura “vinha Maria Chaves” e a adega de Monte Barro (produção de vinhos e engarrafamento de água).

A construção da unidade turística “Casas do Sol”, o auditório padre Pio Gottin, a formação profissional, a construção do primeiro Centro de Cuidados Paliativos de Cabo Verde (em curso) para acolhimento e tratamento de doentes na fase terminal são outros dos projectos da sua chancela.

Este foi também o fundador da Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), que é também homenageada, assim como a Associação Missionária de Solidariedade e Desenvolvimento (AMSES), reconhecendo os contributos dados em prol do desenvolvimento, do município, da ilha e de Cabo Verde.

A ASDE, por exemplo, é o financiador do projecto de desenvolvimento da pesca que está sendo implementado a nível dos quatro municípios da região Fogo/Brava, sendo que a casa dos pescadores do porto de Vale dos Cavaleiros, cuja primeira pedra é lançada hoje, faz parte integrante.

Esta actividade que é testemunhada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, enquadra-se nas acções comemorativas da ascensão da urbe de São Filipe, o núcleo populacional mais antigo de Cabo Verde, depois da Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago), a categoria de cidade, no ano de 1922.

Além da homenagem ao padre Ottavio e as duas associações, ASDE e AMSES, e do lançamento da primeira pedra da casa dos pescadores no porto de Vale dos Cavaleiros, a direcção da ASDE assina com a direcção do Botafogo Futebol Club o contrato de patrocínio da “água do Fogo” a esta agremiação desportiva e inaugura o restaurante “odja Brava”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.