No próximo dia 15 de Dezembro acontece mais uma edição da Noite Branca no Platô. O centro da cidade da Praia vai ficar acordado até às três da manhã para marcar assim a abertura das festas natalícias na capital.

O coração da cidade da Praia vai vestir-se de branco para mais uma edição da Noite Branca. O comércio fica aberto até de madrugada, há actividades culturais em todos cantos do Platô, desde concertos, desfiles, exposições, espectáculos de teatro e dança, até um coquetel oferecido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, ao corpo diplomático.

A pomba branca é um símbolo do evento que pretende passar a mensagem: "Praia, cidade de paz”, segundo explica o vereador da Cultura, António Lopes da Silva. O responsável pelo pelouro adianta ainda que este evento só foi possível levar a cabo, neste momento difícil (crise), com um “djunta mon” de parceiros. A Noite Branca começa às 18h00 e termina depois das duas da manhã.

O objectivo da Noite Branca é promover o centro histórico da Praia, que segundo Lopes da Silva, merece ser, “mais cedo ou mais tarde”, Património da Humanidade, e que é uma parte da cidade com um significado especial para qualquer praiense.

O vereador salienta ainda que as lojas e espaços comerciais diversos vão permanecer abertos até ao final do evento mas que será proibido os vendedores ambulantes comercializarem os seus produtos nas ruas do Platô.

Iluminação de Natal em standby

Segundo adianta o vereador António Lopes da Silva a iluminação da cidade, nomeadamente de rotundas, principais vias e praças, devido à época festiva continua em standby por causa do problema entre a Câmara da Praia e a Electra. Uma situação que ainda está a ser resolvida nas barras do Tribunal.

A mesma fonte adianta que a Câmara está disposta a pagar o que gastar nesta época natalícia mas que o encontro com os responsáveis da Electra, no âmbito da iluminação também para a Noite Branca, não foi conclusivo. “Eles estão relutantes”, esclarece o vereador, mas garante que a situação deverá ficar resolvida até ao evento.

Fotos da Noite Branca 2011

@CM/SAPO