Arlindo Furtado, que presidiu à solene concelebração eucarística da festa de Santo António, na cidade das Pombas, enalteceu as qualidades do Santo e chamou a atenção para a necessidade de cada cristão imitar as virtudes que Santo António “que abriu o seu coração a Jesus Cristo” e soube “permanecer no Seu amor”.

O prelado de Santiago voltou-se para as famílias exortando-as que tenham relacionamentos “de confiança e estabilidade” para dar tranquilidade e serenidade à vida, como foi o caso de Santo António que, conforme disse, nasceu no seio de uma família com essas qualidades e isso ajudou a dar estabilidade à sua personalidade.

A festa do patrono Santo António das Pombas esteve a ser preparada há mais de um mês com actividades que aliaram acções de carácter cultural às actividades religiosas, com destaque para a quermesse de Santo António que teve música tradicional e um desfile de noivas, entre outras.

O pároco de Santo António das Pombas, padre José Júlio “Julinho” Fortes disse à Inforpress que o período de preparação da festa “foi vivido com muita intensidade pelos fiéis da paróquia”, nomeadamente no que toca ao roteiro da imagem peregrina de Santo António das Pombas percorreu todas as localidades do concelho e só foi na véspera do “dia grande” numa peregrinação que começou na localidade de Igrejinha e terminou na Igreja Matriz.

Estes são aspectos da componente religiosa do programa comemorativo do dia do Município do Paul e de Santo António das Pombas que vem sendo implementado no município.

O Paul é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão, tem 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície e tinha uma população de 5.789 habitantes, em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).


Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.