Um avião comercial com 337 pessoas a bordo precisou desviar de sua rota e fazer um pouso de emergência porque o piloto derrubou café no painel de controle.

O episódio, ocorrido em 6 de fevereiro, foi detalhado agora em um relatório de investigadores britânicos do Air Accidentes Investigation Branch (AAIB, ou Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos).

O Airbus A330-243 fazia a rota entre Frankfurt, na Alemanha, e Cancún, no México. Mas precisou aterrissar em Shannon, na Irlanda, quando partes do painel de controle começaram a derreter, e foi detectada fumaça dentro do cockpit.

Não houve feridos no episódio, mas os pilotos tiveram de usar máscaras de oxigênio.

O relatório da AAIB não identifica qual companhia áerea operava o voo. Mas a Fundação de Segurança Aérea, organização independente que monitora casos do tipo, diz que o avião era da Condor Airlines e operado pela Thomas Cook Airlines.

Botão derretido

Segundo a investigação da AAIB, o capitão do voo estava monitorando o copiloto enquanto o avião sobrevoava o Atlântico.

Nesse momento, foi servido café em copos sem tampas. O capitão colocou seu copo em uma bandeja, que acabou sendo derrubada.

Apenas um pouco de café caiu sobre o painel de controle principal (ACP1), mas o relato que consta no relatório é de que rapidamente esse e o outro painel (ACP2) ficaram quentes a ponto de um botão começar a derreter.

Isso resultou em uma pane nos controles e em falhas na comunicação da aeronave.

Decidiu-se então desviar o avião para a Irlanda, onde ele pousou em segurança.

A AAIB afirma que os operadores do voo desde então mudaram seu procedimento para garantir que copos de café obrigatoriamente tenham tampas em todas as rotas.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=t0WiAn_TIkI

https://www.youtube.com/watch?v=U8xSXM6sfrk

https://www.youtube.com/watch?v=NkOO1T8ltVk

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Os textos do parceiro BBC News estão escritos total ou parcialmente em português do Brasil.