A polícia australiana imputou 18 acusações de tentativa de homicídio contra o homem que na quinta-feira investiu o seu veículo contra duas dezenas de peões no centro de Melbourne, no sudeste do país.

A acusação contra Saeed Noori, um refugiado afegão de 32 anos, foi apresentada na sexta-feira durante a sua presença diante do tribunal de Melbourne, pouco depois de ter sido oficialmente interrogado na esquadra.

A polícia afirmou em tribunal que ainda investiga os motivos que levaram o acusado a atropelar deliberadamente a multidão e que não descarta a possibilidade de avançar com mais acusações no futuro.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, recusou na sexta-feira classificar nesta fase o incidente como terrorista, apesar de Saeed Noori, que tem um historial de problemas mentais e de consumo de estupefacientes, ter feito referência a “maus-tratos a muçulmanos” como justificação para os seus atos.

O juiz ordenou a realização de uma avaliação psiquiátrica do acusado, o qual não pediu liberdade condicional e permanecerá sob custódia pelo menos até à próxima quarta-feira, quando voltará a ser presente ao juiz.

O atropelamento, ocorrido numa movimentada via pedonal perto da estação de comboios Flinders Street, fez 19 feridos de diferentes nacionalidades, dos quais 12 permanecem hospitalizados, incluindo três em estado grave.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.