Essa nova identidade visual, que subsistiu aquela que vinha sendo usada há quase 20 anos, é fruto de uma nova estratégia e um novo posicionamento da Agência Cabo-verdiana de Notícias, assente nos pressupostos de mudança, renovação, inovação e Excelência, comunicando todos os valores pelos quais agência trabalha diariamente.

A nova logomarca, apresentada numa cerimónia que deu início ao ciclo das comemorações alusivas ao seu 30º aniversário da Inforpress, traduziu-se na aposta na modernidade, no desenvolvimento e na inovação.

A nova marca, resulta de um concurso público, lançado em Março de 2018 em que concorreram diversas entidades. As candidaturas foram avaliadas por um júri técnico e colaboradores da Agência.

Uma agência que se moderniza, se adapta às novas realidades do mercado de conteúdos noticiosos e procura se reafirmar no seu espaço tradicional, se projectando para novos espaços, almejando ser sempre uma nova agência de notícias.

Aliás, os criativos da nova marca, ressaltam que, com a mesma, procuraram traduzir o pulsar, a mudança de paradigma na abordagem comunicacional, a inovação tecnológica, enfim, o futuro.

Adoptaram as cores já em uso pela Inforpress, com o objectivo de assegurar a passagem entre o actual e o futuro, consubstanciado nas cores azul e vermelho.

O azul estimula a criatividade, transmite tranquilidade, harmonia e serenidade e o vermelho desperta o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo, eleva a auto-estima e é vibrante.

A nova logo da Inforpress transmite assim objectividade.

Enquadrado por uma tipografia helvética, neutra, clara e sem significados intrínsecos, na sua forma e na tipografia Arial, metricamente semelhante à helvética, mas com subtis alterações quanto à forma e ao espaçamento entre letras, garante a legibilidade da fonte, sobretudo em monitores, em várias resoluções.

Foi escolhida uma abordagem que permitirá à Infopress ter uma imagem sóbria, inerente ao jornalismo de referência. À informação de qualidade. Virado para o mundo. Quem é "tocado" pela Inforpress, tem uma leitura global.

Com essa nova marca, a Agência de Notícias Cabo-verdiana mostra que está cada vez, mais próximo da comunidade, visando a prestação de um serviço público de informação de excelência, alinhado com a sua visão de disponibilizar e facilitar o acesso a notícias no tempo certo, no formato certo, numa plataforma mais acessível e, claro, com qualidade.

Essa mudança, preconizada pela nova marca, está assente na modernização tecnológica da Agência, da qual a agência pretende passar da atual oferta de texto e fotografia para assumir-se claramente como uma agência capacitada para a multimédia e o digital, abrindo-se aos novos mercados com serviços variados e distribuídos para diferentes plataformas (imprensa, rádio, televisão, internet, televisão corporativa, telemóveis e outros dispositivos móveis), com a disponibilização de novos produtos como: áudio, vídeos, infografia.

A nova estratégia da Agência, de acordo com a sua Gestão Executiva, é resultado do Estudo Reposicionamento Estratégico, realizado pela equipa da PdConsul para o Horizonte de 2017-2020.

Logotipo antes da alteração:

Logo Inforpress

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.