A associação criada em Julho de 2017, tem como missão a promoção da actividade turística em São Nicolau e transformar São Nicolau numa referência mundial, de turismo na natureza, sustentável e de alto valor acrescentado, assente no desenvolvimento dos três principais activos da ilha, nomeadamente o território, cultura e história.

É neste âmbito que a associação, segundo Alita Dias, tem vindo a realizar algumas actividades ligadas à vertente gastronómica, turismo de montanha e cultural.

“A nossa aposta é nas potencialidades ou vertentes que têm melhores condições de movimentar o turismo ou pronto a ser consumido. Estamos a falar do trekking (caminhada), da parte cultural (Carnaval e festas de romarias, festival de morna) e a parte gastronómica” informou.

Neste sentido, avançou que as câmaras municipais da ilha, a de Ribeira Brava e a do Tarrafal, conjuntamente com a associação, estão a desenvolver uma agenda cultural para divulgar e promover todos os eventos que acontecem em São Nicolau, durante o ano.

Enquanto isso, avançou, uma das actividades previstas para 15 a 17 de Novembro e que será realizado em parceria com as câmaras municipais da ilha e o Parque Natural do Monte Gordo é a segunda edição do Meetup Trekking São Nicolau.

Com o evento, que acontece sob o mote “São Nicolau, o tesouro mais bem guardado de Cabo Verde”, a organização desafia os amantes do trekking e da natureza a conhecer a ilha.

Para além da “fantástica” rede de trilhos pedestres, informou, oferecem aos visitantes outras experiências memoráveis, designadamente a observação de aves e cetáceos, pesca desportiva, história e património, gastronomia, cultura e tradições e estar em contacto com as comunidades rurais existentes.

À semelhança da primeira edição, no primeiro dia realiza-se uma conferência sobre “Turismo em São Nicolau – o Trekking como Interface entre a Natureza e a Cultura”, que contará com a intervenção de especialistas nacionais e estrangeiros.

Dando destaque à parte gastronómica, disse que depois de terem realizado, por altura do Carnaval, o São Nicolau Food Tour, agora, juntamente com a Câmara Municipal do Tarrafal, vão promover, em Agosto, a quinta edição do Festival de Atum, que tem como objectivo dinamizar a economia à volta da pesca e valorização desse sector.

Alita Dias acredita que divulgando com a devida antecedência todos os eventos que acontecem em São Nicolau mais turistas poderão integrar essas actividades e assim estarão a promover a ilha de “Chiquinho” em todas as suas vertentes.

De realçar que a autarquia de Tarrafal, no âmbito dos festivais temáticos, tem agendado para o dia 27 de Abril a sétima edição do “Sodadi Festival d´Morna” na localidade de Praia Branca.

Ainda, de acordo com a programação da autarquia, no mês de Agosto será comemorado, no dia 15, o Dia do Emigrante, e nos dias 16 e 17 acontece o Festival de Música da Praia de Tedja, realizado no âmbito das actividades de comemoração do Dia do Município de Tarrafal, celebrado no dia 02 de Agosto.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.