O projeto de eletrificação das localidades de Figueiras e Ribeira Alta, com recurso às energias renováveis, já está concluído e deverá ser inaugurado durante as comemorações do dia do município da Ribeira Grande, 17 de janeiro.

“Neste momento, estamos a ultimar a introdução dos contadores pré-pagos que será uma inovação no concelho”, disse o presidente da Câmara Orlando Delgado, adiantando que em Ribeira Alta já está totalmente concluído, com contadores instalados e que se está agora em Figueiras, na colocação dos contadores pré-pagos”.

Segundo Orlando Delgado , “o sistema já funciona há cerca de um ano e tem trabalhado bem”, mas reconhece que “é preciso formar as pessoas para a utilização desse sistema”, já que, conforme explicou, “as pessoas têm de comprar a sua energia previamente e, quando esgotar, ficam sem energia”, o que vai fazer com que as pessoas aprendam a poupar energia.

“Trata-se de um projeto emblemático”, assegura Orlando Delgado, adiantando que será gerido pela Câmara Municipal e vai ser associado ao parque fotovoltaico que está em construção no Porto Novo, no âmbito do projeto financiado pelo MCA-CV II, para que o técnico que será contratado pela Associação dos Municípios possa dar assistência, também, a Figueiras e Ribeira Alta.

“Estou feliz porque com a inauguração desse projeto , Ribeira Grande terá 100 por cento de cobertura energética, 24 horas por dia”, disse Orlando Delgado, destacando o facto de que “a Câmara vai ter um grande desafogo financeiro”, já que deixará de ter os custos que a gestão das micro-centrais representava.

SAPO c/ Inforpress