O pacote financeiro em apreço assim como outros “projetos importantes” para Cabo Verde será rubricado no decurso da visita de uma semana que o ministro das Finanças, Olavo Correia, efetua a partir desta segunda-feira, aos Estados Unidos da América (EUA) para participar da Assembleia de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

“Vamos aproveitar a oportunidade para assinar os acordos para o financiamento de três importantes projetos: o terminal de Cruzeiros de São Vicente, o saneamento do Porto Novo e Bacia Hidrográfica em São João Batista, na Cidade Velha”, notou Olavo Correia.

Entretanto, a edilidade do Porto Novo já reagiu ao anúncio do Governo, considerando que o projeto de saneamento – que consiste na ampliarão da rede de esgotos e construção de uma estação de tratamento de águas residuais na cidade do Porto Novo -, “será, provavelmente, uma das obras mais importantes para Santo Antão”.

“Aguardamos com serenidade o anúncio oficial daquilo que será, provavelmente, uma das obras mais importantes para Santo Antão e Porto Novo em particular”, informou a autarquia, através de uma nota, recordando que a concretização deste projecto é, também, resultado de “um esforço negocial” que o atual executivo camarário tem desenvolvido com o Governo.

O projeto de saneamento do Porto Novo estará a ser implementado ainda no segundo semestre de 2018, segundo a previsão dos responsareis municipais.

O Governo está a negociar também com o BAFEA um outro pacote de investimentos para Santo Antão, desta feita, no domínio de abastecimento de água, que, no caso do Poro Novo, incidirá na melhoria da obsoleta e deteriorada rede de distribuição.