A informação consta nos resultados do Índice de Preços no Consumidor avançada em comunicado, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que acrescentou que em Junho de 2020, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,3%, valor superior em 2,8 p.p. face ao registado no mês anterior.

“Em Junho de 2020, o Índice de Preços da Importação situou-se em 97,3 tendo conhecido um decréscimo de 0,3%, relativamente ao mês anterior.  O índice subjacente na importação verificou um acréscimo de 0,1% e o volátil diminuiu 1,3%, face ao mês anterior”, lê-se na nota.

Conforme os dados do INE, as diminuições dos preços mais expressivos ocorreram nas categorias de grupos de bens de consumo, bens de capital e combustíveis (-0,7%), adiantando por outro lado, que a categoria bens intermédios registou um aumento de (5,4%).

Em termos homólogos, segundo a nota, o Índice de Preços da Importação diminuiu 7,4%, relativamente ao mês de Junho de 2019, ajuntando que comparativamente ao mês de Junho de 2019, os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 6,5% e de 9,5%, respectivamente.

Relativamente ao Índice de Preços da Exportação, a mesma fonte elucidou que o mesmo situou-se em 101,0, correspondendo a um acréscimo de 1,3%, face ao mês anterior, referindo que em Junho de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 1,5% e 0,8%, respectivamente, em relação ao mês anterior.

O INE informa ainda, que em termos homólogos, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações situou-se em 2,2% em Junho de 2020. Relativamente ao mês de Junho de 2019, o índice subjacente registou um aumento de 4,7% e o volátil diminuiu de 4,1%.

Quanto ao Índice de Termos de Troca, o comunicado indica que no mês de Junho de 2020, registou-se um aumento de 1,6% nos índices de termos de troca, quando comparado ao mês anterior e que em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 103,8 com uma taxa de variação homóloga positiva de 10,3%.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.