O evento, que vem sendo promovido desde o mês de Março por um grupo de jovens que representam “Santiago Diver”, iniciou-se com a realização da primeira amostra em Achada Grande Frente, a segunda em Achada Santo António, e a terceira em Achada Grande Frente.

Depois do êxito destes pré-festivais, Elton Delgado, da organização, disse à Inforpress que estão a ultimar os preparativos para este festival que vai até o dia 18, no largo da Binter e da Super Bock, em Achada Grande Frente.

De acordo com a programação, de 14 a 16 tem lugar conversas abertas e workshops sobre temas diversos ligados ao mar, com profissionais da área, nomeadamente “Construindo a Cidadania Ecológica”, “Biodiversidade Terrestre e Marinha”, “Técnicas de Segurança Marítima”, no liceu desta comunidade.

Ainda, acontece um concurso de poesia sobre o tema “mar” com Edy Young e parceria da spok.

Já no dia 17, das 08:00 até as 12:00 haverá uma feira de saúde e depois das 14:00 inicia-se o festival, que se prolonga até o dia 18, com degustação de pratos a base de mariscos.

Elton Delgado informou que vão participar neste festival três restaurantes da capital, designadamente Flor de Liz, D Concept e As Campanas e ainda vão contar com a participação de pessoas que representam Achada Grande Frente.

“A essência deste festival é promover os sabores tradicionais dos nossos peixes, mariscos e frutos do mar, onde vamos mostrar que Cabo Verde tem muita potencialidade na parte de turismo gastronómico”, afirmou.

A ideia, ajuntou, é integrar as zonas piscatórias na comunidade e valorizá-las, apresentando os seus produtos num só evento, sob a forma de exposição e degustação de pratos típicos.

Este projecto, para além de promover o turismo gastronómico, adiantou, tem um carácter social, isto é, visa buscar parcerias para apoiar os jovens e as famílias que residem na zona costeira e que vivem essencialmente da pesca.

“Conseguimos junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional financiamento para 20 estudantes de Achada Grande para formação em curso técnico. Vamos ainda propor à Pro-Empresa que realize concursos, ligados ao mar, no sentido de dar oportunidade a esta comunidade”, informou.

Elton Delgado convida as pessoas a fazerem parte deste festival, uma vez que vão ter a oportunidade de experimentar “um pouco de tudo, num ambiente seguro e acolhedor” e com muita animação por parte dos Ferro Gaita, Romeu di Lourdes, SOS, Vandu, C-Djey, entre outros.

A I edição do Festival Gastronómico de Frutos do Mar de Cabo Verde conta com a parceria da Polícia Nacional, Protecção Civil, Bombeiros, Câmara Municipal da Praia, Ministério da Economia Marítima, Binter, Enapor, Importex e entre outros.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.