O projeto, que beneficiam 20 famílias de fracos recursos, é co-financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) em sete mil contos, através do Programa Oportunidades (Poser), e tem como principal parceiro a edilidade porto-novense, que disponibilizou às famílias três hectares de terrenos.

O projeto, que se localiza nos arredores da cidade do Porto Novo, se enquadra ainda no programa sobre a agricultura urbana e periurbana em Cabo Verde, financiado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em cerca de 265 mil dólares.

As famílias, que têm à sua disposição um furo equipado com sistema fotovoltaico, um reservatório de 50 toneladas e um sistema de rega gota a gota, procederam às sementeiras há dois meses e estão satisfeitas, nesta altura, com os resultados, esperando, em breve, começar a ter as primeiras colheitas.

Porto Novo, que dispõe de uma extensa área periférica para a prática da agricultura, é um dos quatro municípios (conjuntamente com São Vicente (Mindelo), Praia e Sal (Espargos), contemplados com o projeto sobre agricultura urbana e periurbana em Cabo Verde, lançado em 2015.

A Câmara do Porto Novo, entidade responsável pela execução do projeto, já definiu uma área de 30 hectares de terrenos (área equivalente a 30 campos de futebol) para incremento da actividade agrícola na cintura urbana e periurbana deste município.

Dentro de pouco tempo, outro projeto idêntico vai nascer nos arredores desta cidade, mais concretamente em Lajedinho, onde quatro hectares de terrenos foram já disponibilizados pela edilidade à associação “Os Verdes”.

No quadro dos projetos sobre agricultura e floresta urbana e periurbana, ambos financiados pela FAO, foram já operacionalizados na cidade do Porto Novo, dois furos que permitem mobilizar, diariamente, 300 metros cúbicos de água.

Um terceiro furo vai ser recuperado, desta feita no quadro do programa de mitigação da seca, para beneficiar os agricultores em Lajedinho, que vão contar ainda com financiamento do Poser, na construção de uma reservatório e instalação de um sistema rega gota a gota.