No Planalto Norte, o morador Octávio Delgado disse que "a situação começa a ficar muito complicada", mas as famílias continuam a acreditar que, até aos princípios de Setembro, "tudo pode mudar" nessa zona, a mais fustigada pela seca dos últimos três anos.

Marciano Guilherme, também residente no Planalto Norte, informou que, apesar da demora na queda de precipitações, que permitem as primeiras sementeiras, os  camponeses têm a esperança em que ainda possa chover.

"Acreditamos que, até Setembro, pode ainda chover", perspectiva este agricultor e criador de gado.

Na zona Sul, o cenário parece idêntico àquele que se vive no Planalto Norte.

Os agricultores e criadores de gado dizem, também, aflitos com a ameaça de mais "um ano muito complicado".

Porém, na parte baixa do município, onde registou-se alguma precipitação, nos últimos tempos, o problema prende-se com as pragas, designadamente os gafanhotos, que estão a tirar o sono aos agricultores, apesar da intervenção dos técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente.

É o caso da Ribeira dos Bodes, onde os gafanhotos estão a dizimar as culturas, segundo o representante dos lavradores, Jailson Monteiro.

JM/ZS

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.