Com este projecto, que acaba de ser concluído, os agricultores em Jorge Luís vão poder alargar a área irrigada e, consequentemente, aumentar a produção agrícola, graças ao equipamento do furo dessa localidade com um sistema de bombagem fotovoltaica, permitindo, assim, reduzir os custos de produção.

Com isso, a água passou a ser disponibilizada a esses agricultores a um custo baixo, permitindo-os, assim, reforçarem a sua actividade, o que vai contribuir para melhorar as condições de vida das famílias beneficiárias, segundo uma nota publicada pelo Poser.

No Porto Novo, mais de uma centena de famílias já foi beneficiada pelos projectos hidro-agrícolas executados no âmbito do Poser, que está a ser implementado em Santo Antão, desde 2014, com o co-financiamento pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fundo Espanhol e pelo Governo de Cabo Verde.

Ribeira Fria, Ribeira dos Bodes, Ribeira Corujinha, Lajedinho, Ponte Sul/Chã de Mato são algumas das localidades abrangidas pelos projectos hidro-agrícolas, que consistem no equipamento dos furos com painéis solares, preparação de parcela, instalação de rega gota-a-gota, entre outras acções.

Graças ao Poser, que em 2018 contemplou o concelho do Porto Novo com investimentos à volta de 60 mil contos, têm sido, igualmente, realizados projectos nas áreas das pescas e pecuária, abrangendo inúmeras famílias.

Saliente-se que o Ministério da Agricultura e Ambiente vai avançar, já a partir deste ano, com o projecto de reordenamento da sub-bacia de Miguel Pires, em Jorge Luís, que incidirá, sobretudo, na mobilização de água para agricultura.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.