Segundo a coordenadora do concurso, Dilma Vieira, foram mais de 300 candidaturas de todas as ilhas que passaram depois pelo processo de triagem e pré-selecção para a fase seguinte.

O concurso, conforme explicou, é de âmbito nacional e permite aos jovens de todas as ilhas a oportunidade de apresentar os seus modelos de negócios, desenvolvendo um plano de negócios e concorrer a prémios e fundos para o financiamento.

Ao longo do mês de Setembro os jovens mentores dos projectos seleccionados vão beneficiar de formações para melhorarem os seus projectos e têm até 15 de Setembro para apresentarem os seus planos de negócios para a avaliação do comité técnico.

Por isso mesmo é realizado hoje, nas instalações do BIC, na cidade da Praia uma formação de formadores de todas as ilhas com excepção do Maio, Boa Vista e Brava, onde foram registadas pouca adesão e cujos seleccionados foram integrados em turmas de outras ilhas.

Este seminário, segundo Dilma Vieira, visa promover o alinhamento de todos os critérios, formas de avaliação e metodologia de trabalho para que haja uniformidades dos critérios.

“Tivemos cerca de 300 candidaturas. Seleccionámos 253 e de entre esses 187 são formados com licenciatura ou formação profissional. Então neste caso queremos maior rigor possível e melhor acompanhamento desses projecto”, explicou.

O objectivo, indicou a coordenadora do concurso é que no final os projectos seleccionados sejam financiáveis e implementados na prática.

Apenas dez dos 253 projectos em concurso vão ser seleccionados para a grande final que terá lugar no dia 05 de Outubro.

Esses dez projectos, de acordo com a BIC, terão mentoria especificada e uma formação em coaching de forma que os seus mentores possam fazer a melhor apresentação dos seus planos e poder vender o seu negócio da melhor forma e disputar os três prémios em disputa.

Quanto ao financiamento, Dilma Vieira explicou que há três vias, sendo uma via Starpup Jovem, outra via Fundo de Promoção do Emprego e Formação Profissional e em último caso via banca.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.