“A Petrobras tem que pensar no investimento, em pensar em 200 milhões de brasileiros que são donos dessa empresa ou são sócios dessa empresa”, disse o chefe de Estado brasileiro, em entrevista ao SBT.

“Se eu for atender apenas a choradeira do mercado, você não faz nada”,acrescentou, sublinhando que a empresa tem de “pensar também em 200 milhões de brasileiros que são sócios dessa empresa”.

Na semana passada, o Conselho de Administração da Petrobras decidiu pagar apenas os dividendos mínimos e transferir para um fundo de reserva o valor (oito mil milhões de euros) que seria distribuído de forma extraordinária aos acionistas.

De acordo a petrolífera brasileira, essa decisão garante que a empresa tenha uma reserva financeira para remunerar os investidores no futuro.

A decisão da petrolífera de minimizar os dividendos provocou uma forte queda das ações da empresa nas bolsas de São Paulo, Madrid e Nova Iorque.

No ano passado a empresa registou um lucro líquido de 124,606 mil milhões de reais (23,06 mil milhões de euros), menos 33,8% do que o lucro recorde de 2022.

Apesar dessa redução, o lucro foi o segundo maior da história da empresa.