De acordo com os resultados dos Inquéritos de Conjuntura aos Agentes Económicos divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a conjuntura económica é favorável no comércio em estabelecimentos, apontando, contudo, que o indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre, com as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura como principais constrangimentos do sector.

Relativamente ao sector do turismo, segundo a mesma fonte, a conjuntura continua favorável citando, no entanto, que o indicador de confiança inverteu a tendência ascendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo.

No que concerne à construção, avança a nota, a conjuntura no sector é também favorável, revelando, que o indicador manteve a tendência ascendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos seis trimestres consecutivos, evoluindo favoravelmente face ao trimestre homólogo.

Os empresários apontaram o nível elevado da taxa de juros e a insuficiência da procura como sendo os principais constrangimentos do sector no terceiro trimestre de 2019.

De igual modo, a conjuntura do sector do Comércio em Feira é favorável tendo em conta que o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos sete trimestres consecutivos.

Na mesma linha a conjuntura do sector do Transporte e Serviços Auxiliares aos Transportes é favorável, uma vez que o indicador manteve a tendência ascendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos cinquenta e quatro trimestres consecutivos.

De acordo com os empresários as dificuldades na obtenção de crédito bancário e a concorrência foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do 3º trimestre 2019.

No entanto, conforme a mesma fonte, a conjuntura no sector da Indústria Transformadora é desfavorável, elucidando que o indicador manteve a tendência descendente dos últimos trimestres, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo.

Segundo os empresários, as frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e o elevado absentismo do pessoal ao serviço foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do terceiro trimestre 2019.

Quanto ao sector do Turismo Residencial, a conjuntura é favorável no terceiro trimestre de 2019 visto que o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente dos últimos trimestres.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.