Manuel Lima fez essas considerações na apresentação pública da edição Cabo Verde Investment Forum 2020 (CVIF2020), evento que deverá acontecer no mês de Julho, com vista a promover investimentos e facilitar a realização de negócios no país.

O responsável, que partilhava os resultados, os eixos estratégicos de desenvolvimento, o plano base de acção, entre outras essências, com os empresários locais, explicou que o objectivo não é só trazer investidores, negociar com os promotores, mas criar um espaço, uma plataforma que permita a realização de negócios entre investidores e promotores de vários países.

“No evento do ano passado, tivemos a presença de mais de 25 nacionalidades, a maioria, claramente de Cabo Verde, mas tivemos um bom número de Espanha, Portugal, França, Estados Unidos da América, Luxemburgo, Nigéria, entre outros”, sublinhou, destacando, também, participantes de outros continentes, nomeadamente da Ásia, no fórum do Sal 2019.

Na altura, tratando-se do primeiro fórum, Manuel Lima explica que foram definidos, como critério mínimo, projectos acima de cinco milhões de euros, de modo a atrair grandes investidores para o Sal, tendo-se identificado, durante esse processo, 78 projectos.

Entretanto, aponta que desse número foram avalizados 41 projectos de várias dimensões, que estavam em condições de serem apresentados e atrair os financiadores, destacando a oportunidade de negócio noutros sectores, que não seja só o turismo.

“Um dos desafios que temos sobre a mesa é de também atrair outros financiadores, que não necessariamente terão que financiar, mas entrar no capital para poder alavancar e fazer com que esses projectos consigam financiamento”, disse.

Enunciando um conjunto de projectos accionados na edição do CVIF 2019, Manuel Lima conclui, reiterando que a perspectiva do fórum é captar investidores para financiamento de projectos privados, mas os que também queiram financiar projectos públicos.

A Cabo Verde Investment Forum 2020 é um evento promovido pelo Governo através do Ministério das Finanças, em parceria com o Conselho Superior das Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.