O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse ter recebido garantias de que o executivo já assinou o acordo de empréstimo com Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), na ordem dos 12 milhões de dólares para projetos estruturantes para Sano Antão nos sectores de água e saneamento.

“Recebemos essa confirmação do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que aproveitou a sua deslocação aos Estados Unidos para participar na Assembleia de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, para assinar o acordo de empréstimo para água e saneamento em Santo Antão”, notou Anibal Fonseca.

O empréstimo conseguido pelo executivo junto do Badea, destina-se, sobretudo, à extensão da rede de esgotos e construção de uma estação de tratamento de águas residuais no Porto Novo, bem assim à melhoria das redes de distribuição de água nos três concelhos de Santo Antão.

Esses investimentos, designadamente a extensão da rede de esgotos e a construção da ETAR no Porto Novo, deverão arrancar já no segundo semestre deste ano.